14
Ago 11
Viver e Saber

É uma atividade inerente ao homem. Logo após os primeiros meses de vida a grande expectativa dos pais é ver seus filhos darem os primeiros passos. A máquina fotográfica está sempre de plantão para registrar este acontecimento.

Quando acontece é motivo de muita alegria na família. O entusiasmo com que os pais comentam com familiares e amigos é comovente. Costumo dizer que estes momentos são de pura felicidade e não esquecemos jamais.

Vamos crescendo e cada vez mais utilizando nossas pernas e pés, como meio de locomoção. Quanto mais crescemos mais nos sentimos fortalecidos para ir e vir aonde quisermos. Como é bom poder andar. Quando as famílias não tinham a facilidade que existe hoje para ter um carro, sem dúvida caminhar era o grande meio de transporte.

Crianças iam para as escolas caminhando. Somente aquelas que pertenciam a famílias abastadas é que eram levadas de carro pelos seus pais. Isto se tornou comum nos dias de hoje. Na frente das escolas é um desfile de carros deixando os filhos para estudarem.

Se por um lado isto representa um conforto, por outro lado se perdeu o exercício diário de uma boa caminhada. O resultado disso é visível, basta ver a quantidade de jovens que estão acima do peso.

Para resolver este problema os pais recorrem aos clubes ou escolas esportivas visando fazer com que seus filhos pratiquem algum exercício diário. É mais um custo para as famílias. Tudo isso porque o mundo moderno afastou as atividades naturais que eram praticadas, como caminhar, brincar na rua, jogar bola nos diversos espaços que existiam para os garotos brincarem e tantas outras brincadeiras que eram costume nas diversas comunidades.

Várias doenças tem surgido em função do tipo de vida que as pessoas levam. Por isso caminhar está, de novo na moda. A recomendação médica é para todas as idades. Caminhar faz bem, queima gorduras, dá disposição para trabalhar, torna as pessoas mais bem humoradas, enfim não há nenhuma contra indicação.

Para caminhar basta sair para a rua, ou para algum lugar especial. Não tem custo e só exige disposição. Em qualquer situação é sempre indicado. Assim como temos o hábito de comer, temos que criar o hábito de caminhar. Para isso a melhor maneira é escolher uma hora do dia que seja possível. Tanto pode ser pela manhã ou a noite para quem trabalha, ou a qualquer outra hora do dia para quem está em casa. O que se sabe é que ficar parado em casa provoca ansiedade e o primeiro impulso é comer. Assim procedendo o resultado é o aumento de peso e em conseqüência problemas na saúde.

Para ter qualidade de vida o ser humano precisa cuidar de si próprio fazendo tudo aquilo que é necessário para garantir uma boa saúde, aliada a outros fatores essenciais para que a vida seja bem vivida. Não adianta arrumar desculpas pela falta de cuidados pessoais. É preciso agir. Experimente começar com uma boa caminhada na quadra de sua casa. A cada dia aumente um pouco mais.

Logo verá os resultados. O surpreendente é que em pouco tempo isto passa a fazer parte de sua vida e você já não conseguirá mais viver sem fazer a sua caminhada diária. Para tornar mais agradável sua jornada, convide uma pessoa que você goste, para que caminhe com você. Além dos benefícios proporcionados pela caminhada, uma boa conversa estimula e faz o tempo passar causando bem estar.

O site VIVER E SABER convida a todos que, ainda não praticam este exercício tão simples que é caminhar, para que iniciem esta jornada em suas vidas. Podem ter a certeza de que os benefícios são enormes. Por isso não fiquem parados.

CAMINHAR SÓ FAZ BEM.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.