14
Ago 11
Viver e Saber

Um sinal de boa educação de um povo pode ser percebido através da higiene pessoal de cada indivíduo. Ao longo da vida as pessoas aprimoram aquilo que aprenderam na infância, seja com a mãe ou no colégio. Entretanto, muitos esquecem o que aprenderam e cometem faltas repugnantes , principalmente quando estão em ambientes públicos.

Muitos não tiveram a sorte de aprender, sobre higienização, em função de viverem em condições precárias onde o desleixo pessoal e a sujeira tomam conta, infelizmente. Não se pode culpar e sim esperar que o governo, através de campanhas públicas, oriente a população pobre a respeito dos hábitos de higiene que devem ser preservados, visando uma melhor condição de saúde.

Mas o que surpreende é ver pessoas com bom nível social e de educação terem problemas sérios com relação a cuidados especiais. O mais grave é o problema do mau hálito, que acomete um bom percentual da população, gerando desconforto para todos que se aproximam. É muito ruim ficar próximo de uma pessoa com mau hálito.

O que surpreende é que pessoas da família, inclusive o cônjuge, não avisa ou recomenda que ela procure um dentista para identificar o problema e dar uma solução. A maioria dos casos são problemas na boca e tem solução.

A falta de hábito em tomar banho diário pela manhã faz com que muitas pessoas exalem, durante o dia, odor nem sempre agradável, a quem precisa estar perto no convívio diário no trabalho.

Colocar o dedo no nariz, não cortar as unhas, não lavar o cabelo diariamente, não ter cuidados com a higiene dos ouvidos e dos pés, tossir ou espirrar em público sem colocar um lenço ou a mão na boca, higiene íntima, tudo isso faz com que uma pessoa não esteja plenamente higienizada para estar próxima aos demais.

Uma pessoa que espirra em um restaurante, próximo ao Buffet contamina totalmente os alimentos se estes não estiverem tapados. O mesmo acontece nos transportes públicos, quando uma pessoa gripada espirra, sem colocar um lenço no nariz e contamina os demais passageiros,

Tudo isso precisa ser ensinado, seja nas escolas, no trabalho, com campanhas públicas, pois havendo cuidado a transmissão de vírus será muito menor e com isso menos doenças e menos gastos com remédios.

A simples higienização das mãos evita muitas doenças. Não esqueçam de que nos locais públicos a contaminação é muito grande. No corrimão das escadas rolantes, nas fechaduras de banheiros, no aperto de mão de uma pessoa que não tenha boa higiene pode haver contaminação.

Pequenos cuidados incorporados, ao dia a dia, farão muita diferença. A decisão é de cada um. A saúde também é pessoal. Aqueles que primam por uma vida saudável precisam cuidar destes pequenos detalhes, que fazem a diferença.

Além de tudo estar devidamente higienizado significa ser aceito por todos, pois qualquer pessoa gosta de estar perto de gente que demonstre que está limpa e que tenha bons cuidados pessoais.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
...
0
gosto disso
sofia , maio 21, 2013

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.