14
Ago 11
Viver e Saber

Pesquisa do IBGE mostra que mais de 90% dos brasileiros comem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde.

Café, feijão, arroz, sucos, refrigerantes e carnes são os alimentos mais comuns consumidos em todas as regiões do País e por todas as classes sócio econômicas. O maior consumo de saladas fica por conta dos mais idosos e mais ricos. Mostra, ainda, que a cerveja é mais consumida fora de casa.

Biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, doces e outros alimentos de altos teores calóricos e baixos nutritivos são muito consumidos, o que se constitue num problema alimentar sério para a saúde dos brasileiros.

O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. O consumo em excesso,de açúcares e gorduras saturadas atinge, entre 61% e 82% da população.

A pesquisa identificou os diferentes hábitos alimentares por regiões brasileiras.

A região nordeste é a que consome mais peixes, farinha e açaí, além de ser o local onde o milho é mais consumido entre os pesquisados.

Na região Sul, o destaque é o chá.

Na região Centro-Oeste é o lugar onde o consumo de carne bovina é o maior.

Na região Sudeste, é onde a batata-inglesa é mais consumida.

Independente das Políticas governamentais que precisam desenvolver ações que modifiquem os hábitos alimentares do povo, é preciso uma tomada de consciência individual.Cada indivíduo precisa cuidar de sua saúde, pois ela é o bem mais precioso que cada um possui.

Nunca como, nos dias de hoje, se informa tanto a respeito da correta alimentação. As revistas, os jornais e a televisão mostram com frequência o que faz bem e o que faz mal para a saúde.

Muitos já adotaram uma nova postura frente a alimentação. Outros preferem condenar as recomendações feitas. Se negam a ouvir e a modificar seus hábitos alimentares.

As consequências não são boas. A obesidade, os problemas cardíacos, a diabetes estão aí e elas não são sinal de boa saúde. Junto com a alimentação os médicos recomendam exercícios físicos, pois esta combinação evita problemas de saúde.

Por que não seguir as recomendações uma vez que elas mudam o estilo de vida para melhor?

É preciso refletir sobre isso, encontrando soluções que permitam que todos possam ter acesso a frutas, legumes e verduras e eliminando o excesso de açúcar e gorduras saturadas, inimigos da boa saúde.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.