04
Jun 12
Viver e Saber

O chá verde é fabricado a partir dos brotos novos da Camélia Sinensis, uma planta tropical, provavelmente originária da Índia e levada para a China pela rota da seda, onde teve grande aceitação.

Depois da água o chá é a bebida mais popular do mundo, tendo um consumo de 15.000 xícaras por segundo no planeta, o que corresponde a 500 bilhões de xícaras por ano. O chá preto é ainda o mais popular no ocidente, representando 78% do consumo mundial, enquanto o chá verde é consumido por 20%. No oriente o chá verde prevalece.

 

Segundo a lenda chinesa o chá verde foi descoberto há 5.000 anos a.C. quando o imperador Shen Nong fervia a água para purificá-la. O vento trouxe algumas folhas que caíram na água, dando uma coloração a mesma e exalando um aroma agradável, que fez com que ele a experimentasse.

Confúcio faz referência ao chá verde em suas obras(551-479 a.C) bem como textos escritos durante o Período Han(206a.C a 220 d.C). Seu uso era restrito a tratamentos médicos. Durante a dinastia Tang(618-907) passou a ser consumida diariamente, pelo prazer de tomá-la como por suas propriedades regenerativas.

O Japão teve papel destacado na propagação do consumo do chá, sendo hoje o Pais que fabrica os melhores chás verdes do mundo. A importância do chá verde se reflete na cerimônia do chá, denominado chanoyu, baseada no ensino da harmonia, do respeito, da pureza e da tranqüilidade.

O chá verde possui centenas de moléculas diferentes, com aroma, sabor e adstringência. Possui polifenóis chamados flavanóis, ou catequinas, responsáveis pelo potencial anticancerígeno. A principal catequina do chá verde é a epigalocatequina galato. Segundo estudos já realizados sua ação é mais acentuada sobre os cânceres de bexiga e próstata. Consulte seu médico, para orientações e uso.

Para potencializar a proteção do chá verde, é recomendável adquirir os chás japoneses, mais ricos em moléculas ânticancer, devendo fazer a infusão entre 8 e 10 minutos, e consumido integralmente, logo após. Não deve ser guardado em garrafas térmicas. Informações adicionais, poderão ser obtidas no livro: Os alimentos contra o Câncer, Ed.Vozes.

Adquirir o hábito de tomar chá, além de representar um ritual sedutor para milhões de pessoas é também uma maneira de prevenir doenças, evitando os refrigerantes que, em função de sua composição podem comprometer a saúde.

Tomar uma xícara de chá morno após as refeições proporciona uma sensação de bem estar, auxiliando a digestão, dependendo do chá que é escolhido. Algumas doenças são raras no oriente, provavelmente, devido ao consumo de chá verde.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.