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Jun 12
Viver e Saber

Porque estudos realizados junto a população de Inuítes da Groenlândia, que tem uma alimentação rica em carnes muito gordas, provenientes das focas e das baleias, com ausência de frutas e legumes, mostrou pouca incidência de problemas cardiovasculares.

A proteção não é de ordem genética, uma vez que ao emigrar se tornam sujeitos a estas doenças. A proteção está ligada a quantidade de ácidos graxos Ômega 3, encontrados nos produtos marinhos que consomem.

Os peixes gordos como a sardinha, a sarda e o Salmão selvagem são fontes importantes de dois ácidos graxos ômega 3 chamados eicosapentaenóico e docosahexaenóico, que sintetizam o ácido alfa linolênico, um ômega 3 de origem vegetal encontrado em grandes quantidades no fito plâncton, do qual eles se alimentam.

 

Os salmões cultivados são alimentados com grãos ricos em ômega 6, ao invés de algas e contém menor quantidade de ômega 3. O ômega 6, encontrado em carnes, ovos, e óleos vegetais, é usado pelo corpo para fabricar moléculas que participam da inflamação, enquanto os ômega 3 são essenciais para a fabricação de moléculas antiinflamatórias.

Segundo os autores do livro “Os alimentos contra o câncer(Ed.Vozes) a importância de aumentar o aporte alimentar de ácidos graxos ômega 3 está ligada aos seus efeitos benéficos sobre as doenças cardiovasculares e o câncer.

Principais fontes alimentares de ácidos graxos ômega 3, conteúdo em ácido linolênico:

Fontes vegetais Fontes animais

Nozes frescas 2,6 Sardinha 2,2

Linhaça 2,2 Arenque 2,0

Óleo de nozes 1,4 Sarda 1,8

Óleo de canola 1,3 Salmão do atlântico 1,6

Soja 0,44 Truta arco-íris 1,0

Pela tabela os leitores poderão observar que a sardinha é uma rica opção para ser incluída na alimentação em função das quantidades de ômega 3 que possui.É um alimento barato que está disponível em qualquer supermercado, e que em tempos passados era muito consumida pelas famílias. Nos dias de hoje, parece que as pessoas tem vergonha em dizer que comem sardinha. É um engano pois ela faz muito bem para a saúde.

Substituir a carne vermelha, por um dos peixes citados acima, no mínimo três vezes por semana, diminuir consideravelmente o açúcar e os doces, consumir frutas e legumes e praticar exercícios físicos regulares, fará com que melhore a saúde.

O ômega três precisa estar presente na dieta alimentar. Os estudos mostram que ele previne doenças cardiovasculares e o câncer.

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Eduardo Silva , junho 07, 2012

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