31
Mai 12
Viver e Saber

O tomate é uma planta, possivelmente originária do Peru na América do Sul, onde existe ainda hoje em estado selvagem, o que garante uma quantidade superior de licopeno, comparada ao tomate cultivado, numa proporção de 50mg por 250mg.

De cor amarelada e do tamanho de nossos tomates cereja de hoje, não eram consumidos pelos Incas. Foram os Astecas da América Central que iniciaram o cultivo, utilizando-o para preparar uma bebida misturada com pimenta, que lembra a atual salsa.(molho).

Foram os espanhóis, na conquista do México, que tomaram conhecimento do tomate e levaram para a Espanha e depois para a Itália, onde se desenvolveu, mas não foi usado como alimento e sim como ornamentação de caramanchões e treliças. Somente no século XIX passou a ser utilizado como alimento, sendo hoje uma das principais fontes de vitamina e sais minerais do regime alimentar ocidental.

 

Por que é recomendado o consumo de tomate?

Porque este legume possui quantidades suficientes de licopeno, responsável pelas propriedades anticancerígenas do tomate.

O licopeno faz parte da família dos carotenóides, uma classe variada de moléculas fito químicas responsáveis pela cor amarela, laranja e vermelha de várias frutas e legumes.

Como o corpo humano não produz carotenóides, essas moléculas precisam ser obtidas pelo consumo de vegetais na alimentação. O papel do caroteno, ainda não é totalmente conhecido, mas estudos indicam que de todos os carotenóides, ele é o que tem mais ação na prevenção do câncer de próstata.

Os benefícios ao organismo se potencializam se o tomate for cozido , em forma de massa de tomate ou molhos, potencializando sua ação, especialmente se for adicionado azeite de oliva e alho no cozimento.

Por ser um alimento disponível no mercado em grandes quantidades é importante dar conhecimento a população dos benefícios que ele proporciona e principalmente na maneira correta de ingeri-lo, visando obter os melhores resultados.

O consumo do molho de tomate e do próprio legume durante a semana, é importante para todos e em especial para os homens em função da prevenção do câncer de próstata.

Todos os homens a partir de 30 anos devem ter seu médico que o oriente e o acompanhe, fazendo a prevenção para evitar que o câncer de próstata, já perfeitamente tratável, possa ser diagnosticado a tempo.

Boa alimentação, a prática regular de exercícios físicos, aliada a uma postura saudável de vida, beneficiam a saúde e tornam a vida mais prazerosa.

Fonte de pesquisa: Os alimentos contra o Câncer. Richard Béliveau e Denis Gingras, ambos Ph.D.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.