30
Mai 12
Viver e Saber

O livro “Os alimentos contra o câncer” enfatiza a importância do consumo de couve, de repolho, de brócolis, de couve flor, de couve de Bruxelas e da couve de folhas. São descritos como alimentos importantes para a saúde da população.

Estudos realizados indicam que os crucíferos(couves) tem propriedades anticancerígenas, associadas ao consumo de frutas e legumes. Comer bem significa saber as propriedades dos alimentos para consumir o que trará benefício a saúde.

A família das crucíferas era cultivada, nos tempos antigos, por suas virtudes medicinais, conhecida e consumida, desde a antiguidade. A mostarda cultivada na China a mais de 6000 anos, ou mesmo as couves descritas pelos botânicos gregos e romanos, visavam aliviar diversos distúrbios, passando da surdes a gota e desordens gastrointestinais.

 

A couve em especial era considerada um alimento medicinal, muito importante pelas civilizações grega e romana, elogiada por Pitágoras e batizada de “legume de mil virtudes”. por Hipócrates que a preconizava como remédio contra a diarréia e a disenteria, sendo considerada na época como um alimento necessária a boa saúde. O suco de couve até hoje é utilizado para combater a ressaca e os efeitos do dia seguinte, após o consumo de bebidas alcoólicas.

De uma maneira geral, nos dias de hoje, as couves são desprezadas pelas camadas elitizadas e consideradas um alimento comum, sendo ainda muito consumida pelas famílias do interior e por pessoas que conhecem os seus benefícios, com exceção do brócolis e da couve flor, que fazem parte de jantares mais sofisticados

Os alimentos naturais são os melhores para o bom funcionamento do organismo, por isso é recomendável incluir na dieta alimentar qualquer um dos integrantes da família das couves, inclusive a couve de folhas, que pode ser encontrada em qualquer supermercado e com baixo preço.

Um alimento tão antigo e com tantas propriedades medicinais precisa ser melhor apreciado e considerado pelo bem que faz a saúde. Fale com seu médico ou nutricionista e busque mais informações sobre os alimentos e em especial sobre as couves, pois elas podem prevenir doenças e proporcionar melhor qualidade de vida.

Segundo o livro citado acima”os efeitos espetaculares dos legumes da família da couve sobre a diminuição do risco de desenvolver vários tipos de câncer sugerem que esses legumes constituem uma forma importante de compostos fito químicos com propriedades anti-câncer.

Estas informações visam fazer com que nossos leitores reflitam sobre a maneira correta de se alimentar, buscando consumir produtos que, por suas propriedades protejam o organismo de doenças que só inviabilizam a vida.

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
sobre as propriedades do repolho
0
muito bom.
delcyr jesus camilo , dezembro 13, 2016

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.