29
Mai 12
Viver e Saber

O consumo diário de 40g de chocolate preto, contendo 70% de massa de cacau pode fornecer ao organismo , quantidades significativas de polifenóis, proporcionando benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

O que são Polifenóis?

São componentes naturais encontrados em muitas variedades de plantas como no cacau, de onde é feito o chocolate, no vinho tinto, no chá verde, nas uvas vermelhas, nas nozes etc.

 

O Cacau, provavelmente originado nas bacias do amazonas e do Orenoco, foi domesticado, pela primeira vez, pelos Maias, que o cultivavam há três mil anos na região de Iucatan no México. Rico em fito químicos fenólicos(polifenóis) especialmente os Flavonóides, potentes antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres

Veja a comparação entre o chocolate preto e outros produtos que fornecem quantidades de polifenóis para o organismo:

  • Fonte Polifenóis - mg
  • Chocolate preto(50g).............300
  • Chá verde.....................................250
  • Cacau(2colheres de chá).......200
  • Vinho tinto(125ml).................150
  • Chocolate ao leite(50)............100

O que é importante observar é que, mesmo sendo o chocolate preto, com 60% ou 70% de cacau, deve ser consumido de forma moderada. Para isso é importante conversar com o médico que o atende para que ele possa dizer da conveniência ou não do consumo para cada indivíduo.

O agradável prazer que proporciona o chocolate ao leite, em função do sabor adocicado, deve ser evitado ao máximo, pois não produzem os mesmos efeitos no organismo, em termos de saúde, do que os chocolates pretos, acima citados.

No chocolate ao leite, uma parte importante do conteúdo de lipídios provém de matérias graxas do leite, que misturadas a outros ingredientes,colocados para dar volume, com elevado teor de Açúcar, não proporciona os mesmos benefícios.

Mudar hábitos visando melhorar a saúde é uma decisão pessoal, que pode trazer inúmeros benefícios para a população. Não é difícil quando a pessoa percebe e quando deseja ter uma boa saúde, pois todos sabem que os alimentos certos são fonte de energia para os seres vivos e consequentemente melhoram a qualidade de vida.

Muitas publicações estão disponíveis nas livrarias e mesmo nos sites e programas de televisão alertando sobre os benefícios de uma alimentação correta. Como fonte de pesquisas buscamos informações no site www.abcdasaúde.com.br e no livro publicado pela Ed.Vozes, Os alimentos contra o câncer, de autoria de Richard B`eliveau e Denis Cingras, ambos PHD.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.