23
Mai 12
Viver e Saber

A doação de sangue, apesar das inúmeras campanhas que já foram realizadas, ainda continua na dependência da boa vontade de poucos, quando deveria ser um ato de solidariedade de muitos visando salvar vidas. Doar sangue não tem nenhuma contra indicação. O sangue doado é reposto rapidamente sem causar nenhum transtorno ao doador.

Não há substituto para o sangue. É necessário a compreensão de todos para resolver este problema. Pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue. É muito pouco, para as necessidades diárias, dos pronto socorros e hospitais do Pais. Segundo a organização Mundial da Saúde, se 3% a 4% da população doasse sangue não haveria problema de estoque.

 

O que é o sangue?

O sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. É um tecido vivo que circula pelo corpo levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. É classificado em grupos:ABO(A, B, AB, O) e os RH(positivo e negativo) Na população brasileira, os percentuais são de aproximadamente 45% do tipo O e 42% do tipo A. O grupo B representa 10% e o AB com apenas 3%. Em termos de fator RH, os tipos negativos são os mais raros. Existe, ainda, o sangue universal, O, mais raro uma vez que só 9% da população brasileira o possui. No RS o percentual está entre 4% e 5%(Fonte Hemocentro/RS)

O que é preciso para doar sangue?

1 – Estar em boas condições de saúde

2 – Levar documento oficial de identidade com foto

3 – Ter idade entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

4 – Pesar 50 Kg ou mais

5 – Não estar em jejum, sem ter ingerido alimentação gordurosa

6 – Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

7 – Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação

Impedimentos Temporários para doar sangue:

1 – Gripe ou febre

2 – Gravidez

3 – 90 dias após parto normal e 180 dias apos cesariana

4 – Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses

5 – Exposição a situação de risco para AIDS(múltiplos parceiros sexuais e parceiros usuários de drogas

Impedimentos Definitivos para doar sangue:

1 – Doença de Chagas ou Malária

2 – Hepatite apos os 10 anos de idade

3 – Ser portador do vírus da AIDS, HCV(hepatite C), HBC(Hepatite B), HTLV, uso de drogas injetáveis.

É preciso solidariedade para melhorar a vida de todos. Lembrem-se que qualquer um pode precisar. Não espere que o problema bata a sua porta para despertar e decidir. Procure o HEMOCENTRO sua cidade e se torne um doador.

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
doe sangue
0
Doar sangue salva vidas e famílias de uma maneira em geral, pois cada paciente beneficiado agradeçe inúmeras vezes aos doadores sem mesmo conhece-lo.
julielma ferreira santos , maio 31, 2014

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.