05
Mar 12
Viver e Saber

Quantos quilos de peixe você consome por ano?
Comparando com o resto do mundo, o consumo no Brasil ainda é baixo, apesar do crescimento na produção e no consumo. Em 2007 o consumo per capita era de 7 kg por ano. Em 2009 de 9Kg, ficando ainda abaixo do recomendado pela FAO entidade ligada a Organização dos estados americanos que é de 12 Kg.

 

Porque se deve comer peixe:

1.    São ricos em proteína de alta qualidade;

2.    Tem menos gorduras do que as demais carnes;

3.    São ricos em ômega 3;

4.    São boas fontes de vitaminas e minerais;

5.    Fáceis de preparar, seja cozido, assado ou com molhos.

Deve-se comer peixe nas refeições ao menos duas vezes por semana. Adquirir este hábito fará com que as pessoas tenham melhor saúde e disposição para ter melhor qualidade de vida.

A produção de peixes em cativeiro atende a demanda nacional?

Os maiores produtores de peixes no Brasil são os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Ceará, seguidos pelo Mato Grosso que desde 1992 investe nesta área, representando hoje 9% da produção nacional.

Alguns dados mostram o crescimento na produção a partir de 2007 quando fazendas no Mato grosso, principalmente no município de sorriso, começaram a investir na atividade de forma planejada e com investimentos significativos o que gerou um crescimento de 70% na produção em dois anos, percentual maior do que o restante do Pais.

Apesar do brasileiro ainda preferir carne de gado, de frango e de porco, toda a produção de peixe é consumida, mostrando que aos poucos os brasileiros aceitam a substituição, uma vez que é uma carne saudável e recomendada pelos profissionais que se dedicam a saúde.

Independente da produção obtida nos mares e nos rios as fazendas de piscicultura são uma realidade e participam decisivamente da divulgação das vantagens deste consumo, utilizando a tecnologia e processos modernos de gestão para aumentar anualmente a produção visando atender o mercado brasileiro.

Algumas espécies de peixes são escolhidas para produção nas fazendas por suas características especiais como o pintado, o surubim, o tambaqui, espécies amazônicas, com gosto muito especial, de coloração clara e sabor suave, bem ao gosto do brasileiro. Também a tilápia, além de outras espécies caiu no gosto popular e hoje tem larga produção e consumo no Pais.

Como a saúde é a maior riqueza que existe, cuidar da alimentação é um dever de todos quantos desejam ter qualidade de vida.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.