23
Fev 12
Viver e Saber

Siga os passos abaixo para ter uma vida saudável:

 

1 – Mude os hábitos alimentares.

2 – Coma muita fruta, verduras e legumes.

3 – Diminua o consumo de sal, gorduras saturadas, e açúcares.

4 – Tome água várias vezes ao dia.

5 – Evite refrigerantes. Substitua-os por sucos naturais.

6 – Pratique exercícios físicos diariamente. Uma caminhada faz muito bem.

A obesidade infantil e juvenil é uma preocupação permanente, em vários países do mundo, em função da quantidade de crianças e jovens que estão com peso acima do ideal.

A obesidade atinge por volta de 25% de crianças e jovens, sinalizando que ela continuará na fase adulta. Pesquisas mostram que de cada dez jovens obesos, oito continuarão obesos na fase adulta. São dados preocupantes, que precisam ser combatidos com campanhas e políticas adequadas, evitando que o mal continue a perturbar a vida de milhões de pessoas.

As razões para que isto esteja ocorrendo são várias, entre elas:

1 – Fatores genéticos.

2 – Distúrbios emocionais.

3 – Maus hábitos alimentares em casa.

4 – Vida sedentária.

5 – Excesso de oferta de alimentos.

6 - Alimentos industrializados, altamente calóricos.

7 – Muitas horas na frente do computador ingerindo doces, biscoitos etc.

8 – Ausência de prática esportiva.

9 – Pais com hábitos alimentares errados contagiam os filhos.

A vida agitada e competitiva que é comum em todas as famílias, eliminou o costume salutar de fazer as refeições completas nos horários convencionais. Cada um se alimenta na hora que pode. Com isto é comum a garotada substituir as refeições normais por hamburguês, bolachas, sanduíches gordurosos, aliados a muitas horas sentado na frente do computador. O resultado é o aumento de peso, uma vez que são muitas colorias sem serem queimadas, com brincadeiras ou atividades ao ar livre.

Outro fator importante é que a grande maioria dos jovens não sai de casa sem ser de carro. Evitam caminhar até mesmo em pequenas distâncias. O conforto próprio de uma sociedade evoluída, traz conseqüências que estão preocupando, em função do aumento de crianças e jovens com problemas como: Hipertensão, diabetes, e doenças cardiovasculares.

É preciso uma nova postura para evitar que mais e mais problemas de saúde aconteçam, privando a garotada de viver bem. É preciso aproveitar integralmente a vida, que é encantadora e merece ser bem vivida. Não leve para a vida adulta este problema que poderá lhe tornar uma pessoa infeliz. Procure um médico, um nutricionista e peça uma dieta especial para você e viva com boa saúde.

Em muitos países a obesidade já está sendo encarada como uma epidemia, provocando ações e despesas que poderiam ser evitadas, pois a solução está na melhoria dos hábitos de vida de cada um. Os tratamentos, pelo contrário, nem sempre apresentam resultados, gerando frustrações e infelicidade para muitos, além de privar de uma vida plena de bem estar e alegrias.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.