05
Mai 12
Viver e Saber

Existem algumas ações que podemos fazer no nosso dia a dia, que contribuem para a nossa melhor qualidade de vida. Em nossos textos temos mostrado alguns caminhos para se chegar a este objetivo.

Hoje nos concentramos na leitura.

Para muitos ela é um modo de adquirir conhecimento. Para outros é uma maneira de atingir um bem estar pessoal, uma paz interior e conhecimento. Entretanto para muitos alunos, principalmente nos primeiros anos escolares ela é uma obrigação, e porque não dizer uma chatice. É comum ouvir alunos dizerem que tem que ler um livro e vão perder tempo com isso. É claro que ainda não adquiriram a maturidade necessária para entender o quanto uma leitura pode agregar e nos proporcionar momentos de prazer.

Temos nos concentrado nisso, há algum tempo e novamente percebemos que o problema está na maneira como os alunos recebem esta incumbência. Novamente os professores pecam, porque antes de mandar ler um livro deveriam preparar os alunos para esta importante tarefa.

Mas infelizmente sabemos que não é assim. Os títulos dos livros já estão determinados nos informativos que a escola envia aos pais, no início do ano letivo. O resultado disso é que passa a ser uma imposição. Ninguém gosta de nada imposto. Para os jovens isso soa como mais um fator de dominação dos adultos para com os jovens. Acabam lendo porque serão cobrados na prova. Por isso não despertam para o prazer de ler.

Por isso entendemos que é chegada a hora de uma nova ordem para as escolas e uma reciclagem para os professores. Ensinar é algo nobre que precisa ser recebido pelos alunos de forma tranquila e democrática. A pressa em repassar conteúdos, para atender o currículo escolar, faz com que etapas importantes da formação de um jovem sejam esquecidas.

Esquecem que os jovens estão ali para serem preparados para o futuro. Como serão neste futuro se tudo que lhes foi repassado foi na base da imposição e não do diálogo? A resposta é fácil. Serão assim também. Por esse motivo é que se veem nas empresas tantos profissionais sem nenhuma habilidade para o relacionamento interpessoal. Muitos profissionais, quando atingem cargos mais elevados, inclusive Diretores, não dão a mínima para os colaboradores.

Entendem eles, que estão ali para mandar e comandar e não para ensinar as boas maneiras e a arte de bem se relacionar para poderem atender bem e serem bons profissionais.

Ler é importante para todos. Recomendamos sempre que no mínimo um artigo seja lido na Internet todo dia antes de dormir. Todos podem destinar quinze minutos de seu tempo e ler um artigo sobre qualquer tema. Verão que ao final de trinta dias, terão lido trinta artigos.

Isto dá argumento para qualquer conversa, seja profissional ou com amigos. Não esqueçam que para bem se relacionar é necessário o diálogo e este só acontece se temos conteúdo, isto é se estamos a par dos assuntos que estão sendo noticiados diariamente.

É surpreendente o que a Internet nos coloca a disposição em termos de conteúdo.  Então, sugerimos que dividam bem o seu tempo e guardem algum para o prazer de ler.

O Site VIVER E SABER coloca a disposição dos leitores uma gama de conteúdos. Apreciem, consumam e deem sua contribuição. Enviem textos com assuntos que possam contribuir para bem informar aos leitores, dentro dos temas propostos pelo site, que publicaremos gratuitamente. É necessário que venha junto à autorização de publicação.

Esta é uma maneira de darmos nossa contribuição a cada indivíduo que precisa melhorar o seu conhecimento. Quem contribui para o conhecimento ajuda a melhorar o mundo.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.