22
Mar 12
Viver e Saber

Hoje é o dia mundial da água. Em 22 de março de 1993 a Organização das Nações Unidas aprovou a criação da data que deverá ser comemorada, mas principalmente destinada a discussão dos temas relacionadas a manutenção e cuidados que precisam ser tomadas para que ela não venha a faltar.

 

Nesta mesma data divulgou a Declaração Universal dos direitos da água, visando despertar a consciência ecológica da população mundial e dos governos para uma tomada de posição com relação aos cuidados que devem ser tomados visando preservar os mananciais e o meio ambiente de uma maneira geral, criando uma consciência ecológica capaz de garantir a vida no planeta.

Atitudes que devem ser tomadas por todos aqueles que se preocupam com a vida e que entendem que precisamos deixar para as futuras gerações um mundo habitável, assim como recebemos. Para que isso ocorra cuide para:


1 – Não jogar lixo nos rios, lagos e no mar.

2 - Economizar água, nas atividades diárias.

3 – Reaproveitar a água da máquina de lavar para limpeza

4 – Não desmatar os leitos dos rios.

5 – Não desperdiçar água limpa e potável lavando calçadas ou pátios.

6 – Regar plantas a noite. É mais eficaz e econômico.

7 – Limite o tempo do banho, principalmente para os mais jovens.

8 – Lavar as roupas da casa nos finais de semana apenas.

9 – Verificar torneiras se estão bem fechadas

10 – Não jogar água fora com brincadeiras no verão.

Por ser a água um bem natural indispensável a vida é preciso cuidados especiais, uma vez que 97% da água do planeta está no mar, 1,75% é gelo, 1,24% são rios subterrâneos, restando apenas 0,007% para ser consumido por toda a população mundial que hoje tem 7 bilhões de pessoas.

Destas, cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez de água, podendo chegar em 2025 com dois terços da população vivendo em condições de escassez total. É preciso cuidar e economizar água potável. A agricultura consome 70% da água potável e subterrânea em nível mundial.

Os dados são alarmantes. É uma matéria que precisa ser incluída nos currículos escolares. As escolas e os professores precisam estar atentos a estes assuntos que mobilizam a sociedade e são problemas que todos precisam enfrentar. De nada adianta ficar repassando conteúdos antigos, quando tantos assuntos atuais estão desafiando a capacidade do homem para que tenham uma solução, principalmente este, que está ligado diretamente a manutenção da vida no planeta terra...

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.