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Ago 11
Viver e Saber

A preocupação que tomou conta de parte considerável da população a respeito dos alimentos que fazem bem a saúde, levou ao conhecimento de que consumir oleaginosas faz muito bem para a saúde, auxiliando na diminuição do mau colesterol, nas diabetes, nas doenças cardíacas e no câncer.

Isto demonstra que a natureza tem as soluções para os problemas que afligem as pessoas. Ela produz tudo aquilo que é necessário para a sobrevivência. Por uma herança genética aprendemos a consumir muitos alimentos que já não são mais próprios para a vida atual. O excesso de carne vermelha e gordura que eram consumidos por nossos ancestrais era uma forma de enfrentar o frio excessivo e também saciar a fome ,por longo tempo, em função da escassez de comida.

Hoje existem diversas opções de alimentos que estão disponíveis a qualquer cidadão que tenha recursos financeiros para adquiri-los. Basta verificar a abundância de variedades que se encontra nos Supermercados.

As exigências são cada vez maiores e faz com que as pessoas tenham melhor saúde, pois a alimentação é fundamental para isso. Todos sabem que o corpo humano precisa de proteínas, carboidratos e sais minerais. Elas estão presentes em diversos produtos. Cabe identificar e escolher as melhores opções. Entre elas as oleaginosas tem poderes especiais e combatem inimigos que fazem muitas pessoas sofrerem. Destacam-se:

Nozes – Rica em zinco, potássio, Magnésio, e vitaminas do complexo B. Previne doenças como alguns tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doces.

Castanha de caju – Rica em zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, diminui o mau colesterol e mantém o níveis do bom colesterol.

Avelãs – Rica em Cálcio previne contra a Osteoporose e possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas o que ajuda afastar as doenças cardíacas.

Castanha do Pará – rica em Magnésio, selênio e Ômega 3. São considerados antioxidante importantes. Também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Alzheimer e doenças cardíacas.

Amêndoas – rica em cálcio, potássio, fibras, vitamina E, gorduras monoinsaturadas e fonte de proteínas, alem de ter baixas calorias comparadas as demais oleaginosas.

Como tudo na vida o equilíbrio no consumo é muito importante. Em geral entre uma e duas unidades não trará nenhum problema de excesso de calorias. Além do que já foi escrito elas saciam a fome. Por isso é importante comer uma unidade daquela oleaginosa que preferir, uma hora antes das principais refeições.

Assim como é recomendável comer frutas e legumes porque fazem bem ao organismo humano, adicionar oleaginosas será um complemento importante porque traz benefícios a saúde e previne muitas doenças.

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