14
Ago 11
Viver e Saber

A gastronomia pode ser ciência ou arte. Prefiro defini-la como arte. Entendo que o termo gastronomia engloba não só a alimentação, como também a bebida adequada para acompanhamento, a sobremesa ideal para completar uma boa refeição, mas também a maneira como os pratos são apresentados.

Todos sabem e o ditado popular diz que “comemos em primeiro lugar com os olhos”.

Por isso prefiro acreditar que gastronomia é uma arte, aliada a uma grande habilidade de alguns, que tem o toque mágico para transformar os alimentos e nos proporcionar um prazer inigualável.

Há muitos anos atrás decidi me lançar nesta apaixonante atividade. Sempre trabalhei comandando pessoas e decidindo sobre os destinos das empresas em que prestei serviços. De repente senti que precisava fazer algo diferente, que me fizesse pensar, mas também criar e agir utilizando todo o meu ser.
Por intuição e para mostrar a família e para amigos, fui para a cozinha levando uma grande vontade de aprender, mas principalmente fazer um prato gostoso para oferecer as pessoas que amo. O resultado foi além do esperado e os elogios foram fartos. Isto me motivou a continuar.
Fui procurar ajuda e vários cursos e conversas com pessoas que entendiam do assunto, fizeram de mim um cozinheiro nas horas vagas.

É claro que estou muito longe de competir com os grandes mestres, mas tenho a certeza de que sei fazer muitos pratos, que deliciam as pessoas que os saboreiam.

Hoje como vivemos uma época em que precisamos cuidar da nossa saúde e os alimentos são fundamentais para isso, tenho desenvolvido as minhas habilidades nesta direção, isto é fazer alimentos que satisfaçam as pessoas, mas que contribuam para sua saúde. Menos gorduras, sal, açúcar e mais legumes, verduras, frutas e carnes brancas, são um desafio para nossa criatividade e a certeza de que contribuímos para a melhoria da saúde da população.

O site VIVER E SABER abre este espaço para todos aqueles que desejarem contribuir com suas receitas ou comentários visando para melhorar a saúde e proporcionar um prazer gastronômico aos nossos leitores. Também oferecemos este espaço aos restaurantes que tenham este enfoque. Podem enviar suas contribuições que elas serão publicadas gratuitamente.

Não esqueçam que para ter uma boa saúde são necessários vários cuidados, mas sem duvida alguma, comer bem e certo é um grande passo para uma vida saudável. Os hábitos alimentares que muitas vezes mantemos, desde a nossa infância estão ultrapassados. É preciso rever conceitos. As mudanças são sempre benéficas, quando olhamos para o futuro, pois é ele que nos mostra o caminho da evolução.

Adelino Cruz

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.