14
Ago 11
Viver e Saber

Felizmente as oportunidades de novos empregos no Brasil estão crescendo. Isto é animador, tanto para os adultos, quanto para os mais jovens e principalmente para as famílias de baixa renda, que precisam ver seus filhos trabalhando para contribuir com as despesas da casa.

 

Entretanto, o que vemos, na grande maioria, são pessoas despreparadas, sem noção exata de que, para trabalhar é preciso mostrar conhecimento, capacidade de relacionamento, atitude positiva frente a vida e objetivos claros do que deseja atingir.

Muitos quando chegam nas empresas, não conseguem responder perguntas banais, como por exemplo: Qual o seu objetivo ao vir procurar esta oportunidade? A resposta é, quase sempre, porque preciso trabalhar. Ora isto é muito pouco para impressionar o entrevistador. Por isso segue abaixo algumas dicas de como um candidato pode se preparar para buscar uma oportunidade de emprego:

1 – Fazer uma reflexão pessoal para descobrir ou entender o que deseja para sua vida.

2 – Procurar buscar um trabalho em uma atividade que lhe atraia. Por isso é importante pesquisar antes de ir para uma entrevista.

3 – Independente da formação escolar o jovem precisa ler e estar informado sobre assuntos do dia.

4 – A leitura deve começar cedo, desde os bancos escolares, por iniciativa pessoal, pois ela garante boa argumentação em qualquer lugar.

5 – Desenvolver motivação pessoal. Ninguém convence se não demonstrar entusiasmo.

6 - Olhe o entrevistador nos olhos e demonstre que está seguro e não intimidado.

7 - Se tiver alguma dúvida com relação a resposta, diga com firmeza que a sua opinião no momento é a que está falando, mas gostaria de ouvir do entrevistador se ela está certa. Isto demonstra humildade e ao mesmo tempo personalidade.

8 – Coloque a sua melhor roupa para ir na entrevista. Demonstre que está limpo e que fez o melhor que pode para ir ao encontro.

9 – Só fale a verdade e demonstre, se é jovem, que ainda não sabe muito da vida, mas está aprendendo a cada dia que passa, pois deseja crescer muito profissionalmente.

10 – Peça a oportunidade para trabalhar e garanta que dará resultados positivos com seu trabalho.

Esta orientação visa mostrar um caminho para quem busca uma oportunidade. Não pense que, só porque você precisa trabalhar para se sustentar, alguém vai lhe dar um emprego. Você precisa conquistá-lo. Não esqueça que o mundo é cada vez mais competitivo. Existem muitas pessoas que se preparam, pois sabem que só assim conquistarão posições no mercado. Faça a mesma coisa. Não perca o seu tempo só vendo televisão ou jogando com seu vídeo game

Divida o seu tempo para que possa fazer tudo o que deseja, inclusive se preparar para buscar um emprego, pois isso também faz parte da vida. As oportunidades para aprender ou conhecer são inúmeras. A Internet tem todos os assuntos que você pensar. Está ao seu alcance.

Procure organizar seu tempo e dedique, no mínimo, meia hora por dia para ler um artigo na Internet. Em pouco tempo sua argumentação impressionará qualquer um. Para finalizar treine na frente dos pais, dos irmãos e peça a eles que digam como sentiram a sua explicação. Pode, ainda, ficar na frente do espelho se apresentando e corrigindo aquilo que, você mesmo, identifica que não está bem.

Você está treinando para buscar uma solução para sua vida.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.