21
Ago 11
Viver e Saber

Muito se tem falado a respeito da moderna tecnologia que trouxe inúmeros benefícios para todos os negócios. Hoje já se pode dizer que não existe futuro sem a tecnologia da informação.

 

É impossível pensar em qualquer atividade empresarial sem antes projetar todo um sistema de informatização que possibilite controles eficientes e relatórios em tempo real para que se processe um gerenciamento adequado da atividade.

Quando se pensa em organizar uma área comercial ocorre à mesma coisa. Em primeiro lugar vem o projeto de informatização depois o resto. São os dados coletados e passados para relatórios diários, semanais e mensais que tornam viável qualquer plano de ação para atingir o mercado e efetuar o gerenciamento de vendas.

Portanto não pensem em iniciar qualquer processo sem antes ter disponível um sistema de informatização que priorize todas as atividades e dados, não só da equipe que vai atuar como também da produção individual de cada homem de vendas.

Somente assim será possível efetuar uma administração correta da área de vendas. Isto é fundamental, pois assim como é dada grande importância a equipe de vendas é preciso que se tomem todos os cuidados para se ter uma administração eficiente de todo o processo

Cabe à administração de vendas elaborarem todas as normas de atuação, operacionalizar o dia a dia da estrutura comercial, além de providenciar todos os controles para que se tenha em tempo real as informações necessárias para corrigir as distorções que ocorrerem.

O Gerente ou coordenador desta área tem sob sua responsabilidade a tarefa de apoiar e dar suporte a toda a estrutura comercial facilitando sua ação e contribuindo para que os resultados sejam alcançados. Na verdade esta estrutura passa a ser o facilitador de toda a ação.

Normatizar as atividades e manter um diálogo permanente com a área de vendas identificando e se antecipando as suas necessidades só fará com que a equipe atue bem e tenha a sua disposição todos os materiais necessários para desenvolver bem suas atividades.

Por outro lado a equipe de vendas e cada vendedor em particular deverão informar tudo àquilo que ouve, apreende e conquista no mercado. Os dados trazidos serão analisados, registrados e informados ao comando da área e da empresa. Muitas destas informações servem de subsídio para diversas ações que são tomadas a nível estratégico trazendo vantagens adicionas para a Organização.

 

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