21
Ago 11
Viver e Saber

O Planejamento é essencial em qualquer atividade. É essencial inclusive para a nossa vida pessoal. Só vivemos em harmonia quando temos nossas ações planejadas gerando tranqüilidade e segurança para nossa vida.

 

O desajuste financeiro, que muitas vezes, compromete a nossa harmonia, gerando preocupações e desgastes, nada mais é do que a falta de planejamento pessoal.

O Viver e Saber deseja apresentar uma série de sugestões visando contribuir para que cada profissional que atue com vendas no mercado, possa trabalhar corretamente planejando sua carreira e seus rendimentos. Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

O Planejamento Estratégico é um instrumento a ser utilizado por toda a organização, norteando seus rumos e estabelecendo as grandes diretrizes. O Planejamento tático é aquele voltado para as áreas que compõe uma Empresa, como área comercial, área financeira etc. Planejamento operacional é de curto prazo e identifica operações que são realizadas por órgãos inferiores com curto prazo.

Para efeito deste trabalho simplesmente denominaremos de PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO o que orientaremos para todos aqueles que consultarem este site. Descobrimos na prática esta maneira simples de ordenar os objetivos e um plano de ação que busque o resultado desejado. Para isso criamos cinco passos que são:

  1. Análise do que já foi realizado

  2. Determinação do Objetivo

  3. Plano de Ação

  4. Orçamento de recursos

  5. Controle e avaliação de resultados.

O Profissional consciente e que busca resultados deve planejar suas atividades mensais baseado nos valores que ele precisa atingir para ter uma vida condigna junto de seus familiares. Para tanto basta preencher os cinco itens acima e terá um norte do que precisa seguir. É uma ferramenta que vai auxiliá-lo na busca ordenada e organizada de seus objetivos.

Nenhum resultado será obtido se o profissional partir para o mercado sem um norte. Ele precisa em primeiro lugar listar e formar o banco de dados de seus clientes. Com isso ele terá controle da posição de cada um, além de ficar conhecendo suas necessidades.

Para os novos profissionais que iniciam suas atividades este é um passo muito difícil, pois não sabem para quem oferecerão os produtos que vendem. Planejando esta ação isto não ocorre. Orientamos os novos profissionais para o que segue:

Pensem num ponto central que é onde você vender está o primeiro círculo ao seu redor são os seus parentes, depois os seus amigos, depois os seus vizinhos, depois os conhecidos. Se oferecer seu produto a eles e pedir uma indicação, você formará sua primeira rede de contatos. Depois disso é só partir para o contato e estabelecer um novo relacionamento. A venda acontecerá dependendo da sua maneira de encantar o cliente.

Adelino Cruz

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