14
Ago 11
Viver e Saber

A melhor resposta é sim dependendo da capacidade de cada família para administrar e conviver com seus conflitos, sem maiores sofrimentos. Tudo que gera sofrimento é negativo e ruim para a qualidade de vida das pessoas.

 

Cada família tem seus problemas porque a vida é assim. Não há vida só na plenitude, na alegria e na paz. Todos passam por problemas porque o crescimento pessoal depende disso.

A convivência interpessoal é difícil e exige cuidados, renúncias, paciência, muito diálogo e principalmente amor. Aonde existe amor as dificuldades se diluem.

Para enfrentar os diferentes problemas que existem nas famílias é preciso, uma grande dose de boa vontade e compreensão, entre todos os membros. De diferentes formas as pessoas recebem e administram suas frustrações e problemas.

É comum ver mães com problemas sérios de doenças com seus filhos e administram com total confiança, coragem e jamais se queixam da vida. Outras por um simples resfriado, amaldiçoam o mundo. As primeiras são pessoas fortes e confiam em algo muito maior que lhes dá força, energia e coragem. As outras são pessoas frágeis, com uma baixa auto estima e sem fé.

Há casos de famílias que são atingidas pelo desemprego e a intranqüilidade, o medo, o desespero toma conta, levando muitas vezes a separações entre os casais. Há outras que se unem e enfrentam a situação com a confiança de que logo a tranqüilidade voltará a reinar naquele lar.

Há os casos de pais que se desesperam porque os filhos não vão bem na escola, principalmente na matemática que é a maior geradora de intranqüilidade familiar. Alguns reforçam os cuidados, mobilizam todos os recursos para resolver o problema. Outros que simplesmente recorrem a cobranças exageradas causando problemas sérios de relacionamentos com os filhos, que poderão se perpetuar por longo tempo, impedindo uma boa relação entre os membros da família.

Há, ainda a falta de recursos financeiros para satisfazer as necessidades e os compromissos das famílias. As despesas mensais, como aluguel, colégio dos filhos, seguros, vestuário, alimentação e muitos outros. As pessoas são atingidos diariamente pelos apelos publicitários que levam a querer adquirir cada vez mais, sem ter condições para isso. Isto tudo, gera muitas frustrações e desequilíbrios nas relações familiares.

Uma das coisas mais difíceis que existem é quando as drogas invadem as famílias. Gera uma desestruturação total. Os pais tem sentimentos distintos. Alguns se lançam na busca de soluções e tudo fazem para eliminar o problema, mesmo com desgaste total da saúde e da paz pessoal. Outros não aceitam e não encontram caminhos para resolver os problemas porque seu desespero é total e os impede de perceber a maneira como deverão solucioná-lo. É um dos piores problemas da atualidade para as famílias.

Existem, ainda algo muito pior que acontece. Quando a morte chega para uma família, principalmente quando a ordem natural se inverte, levando primeiro um filho. É muito difícil contornar este problema , pois ele é de difícil solução. Só o tempo e muita fé podem acalmar os corações daqueles que vivem este drama.

Por tudo isso é muito difícil ter tranqüilidade familiar, porque todos os seres humanos convivem com um ou outro problema destes, que desestabilizam e fragilizam as pessoas.

O caminho para tudo isso é o amor. Só ele pode acalmar os corações aflitos. O amor possibilita ter fé. O ser humano precisa acreditar em algo que o tranqüilize, pois nos momentos de aflição ajuda muito.

Para aqueles que acreditam em Deus a fé se manifesta de forma extraordinária e as pessoas encontram paz e conseguem seguir em frente, pois Deus e amor se confundem e entendem que tudo tem um motivo para acontecer. Tudo faz parte desta jornada que estamos vivendo.

Por isso é possível sim ter tranqüilidade familiar, apesar de difícil. Saber enfrentar os problemas e viver com entusiasmo, com honestidade, fazendo o bem para seus semelhantes é um bom caminho para ter paz e ser feliz.

Adelino Cruz

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.