26
Jul 20
Viver e Saber

O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO.

 

O passado, que já foi vivido, desde os primeiros anos de vida, convive com todos como um valor adquirido que serve para comparação e referência para o momento presente, seja para lembrar ou para fazer comparações com o que acontece no momento em que se vive. Guarda, ainda, lembranças que lhes permite repassar situações, em diferentes posições, conforme segue:

1 - Terem nascido em famílias que lhes possibilitaram uma educação em boas escolas, facilidades para se locomoverem e viverem em belas casas, com o apoio permanente de pais e professores particulares que lhes proporcionaram todos os recursos necessários para estudar e galgar postos no mercado de trabalho.

2 – Outros, nasceram em famílias trabalhadoras, constituída por pessoas de bom caráter, simples e educadas, dotadas de valores morais elevados, que fizeram um grande esforço para proporcionar o melhor para seus filhos, incluindo os estudos,  na esperança de que tivessem a sorte de  encontrar um bom emprego e conquistar posições que lhes garantissem boas oportunidades para crescer profissionalmente, visando conquistar melhores posições na vida.

3 – Muitos outros nasceram em famílias muito pobres, que viviam com o mínimo possível, passando por grandes dificuldades, muitas vezes lhes faltando o mínimo necessário para a sobrevivência. Mesmo assim, são inúmeros os casos de vencedores, que com esforço enorme conseguiram orientar bem seus filhos, fazendo com que muitos atingissem posições de destaque, principalmente no esporte e mesmo em empresas demonstrando seu esforço e sua boa educação.

Relembrando o passado percebo que o respeito, a gentileza, a solidariedade, a compaixão eram constantes. Por isso, com freqüência, pessoas que citam o passado como uma referência `a uma época, onde o viver calmo, tranqüilo e respeitoso levou inúmeras pessoas a vencerem na vida. O respeito as opiniões pessoais vigoravam.

 

 

O PRESENTE.

A evolução em todas as frentes é uma realidade, gerando facilidades através da tecnologia e da formação, acadêmica e profissional. Avanços significativos, principalmente no comportamento da sociedade, também se percebe. Há uma mudança de hábitos e costumes, que romperam com o passado. Há diferenças significativas nos costumes e o respeito aos idosos não vigora como no passado. Principalmente, uma parcela de jovens, dedicam pouca ou nenhuma atenção aos idosos, quando deveriam estar perto, dando-lhes atenção e amor. Algumas iniciativas surgem através de jovens que dedicam tempo e carinho para visitas em hospitais e mesmo projetos que visam levar amor e alegria para os idosos, o que é elogiável e deve ser seguido por mais e mais grupos. É preciso dedicar um carinho especial aos avós e idosos, pois eles representam a história da família. Convivemos, ainda, com uma competição irracional, onde se ouve pouco e se fala muito, pois todos entendem que a sua verdade é a melhor.Isso tem contribuído para a manutenção de um clima de hostilidade, que avança entristecendo as relações e favorecendo o egoísmo. O que vemos são pessoas tristes e solitárias, o que gera doenças e mal estar, mesmo vivendo num País tão belo como o Brasil, com capacidade para gerar oportunidades para todos.É preciso rever posições e seguir na direção do entendimento e da criação de melhores oportunidades para os mais necessitados.

É importante perceber o sucesso de muitos empresários que criaram empresas que alavancaram, com sucesso, negócios gerando empregos e oportunidades para muitos. Precisamos avançar para que novos negócios aconteçam oferecendo empregos para a população, que tendo oportunidade de trabalho vão ter uma vida melhor. Infelizmente, a ganância faz com que a distribuição não seja favorável a todos. Nosso presente tem sido marcado por diferenças, que não se justificam mais, entre as diversas camadas da população. Como conviver com tantas diferenças sociais? A Pandemia mostrou a situação da saúde no Brasil. Quantas vezes vemos pessoas madrugando ou passando noites, em filas de espera, na esperança de conseguir uma consulta para um simples atendimento médico, o que é um direito da população?

Talvez a Pandemia nos faça refletir sobre nossos egoísmos e vaidades, mudando nossa maneira de agir, sendo mais solidários e menos egoístas, ao olhar para nossos semelhantes, exigindo modificações, que proporcionem melhores condições de vida para todos. A corrupção, as mordomias e as diferenças salariais entre as categorias são vergonhosas. É preciso mais igualdade e mais atenção para o que é essencial, como: Empregos para todos, moradias dignas com água, luz, esgotos e principalmente saúde e educação para as  camadas mais simples da população. São direitos básicos para uma vida decente. É necessário respeitar a convivência, com direitos e deveres, emitindo opiniões e ouvindo e aceitando a dos demais. A facilidade na divulgação, de tudo o que acontece, permite que cada um exponha as suas idéias, sem achar que elas são definitivas e devem ser acatadas, como verdades absolutas. Amor ao próximo, praticar a caridade e respeito ao direito do outro de emitir suas opiniões, são valores que precisam vigorar.

 

 

O FUTURO.

No contexto atual é muito difícil prever e planejar como será após a Pandemia. Há uma insegurança generalizada paralisando o mundo. A grande esperança é a descoberta de uma vacina, que permita voltar a ter esperança em um futuro melhor. As informações dão conta de que pesquisadores, em diversos países, estão concentrados em pesquisas, análises e experiências práticas, na busca da grande notícia que o mundo todo espera: A vacina foi descoberta.

Tenho a sensação de que neste momento voltaremos a sonhar e prever o futuro.

Por enquanto continuamos a conviver com a tristeza pelas mortes de milhões de pessoas no mundo. Essa marca ficará para sempre, principalmente nas famílias que perderam seus entes queridos. Será difícil esquecer os enterros coletivos que infelicitaram tantas pessoas.

Penso que essa geração foi marcada para sempre. Resta imaginar que a humanidade repensará suas ações e atitudes a partir deste fato. Mais amor, respeito, solidariedade, compreensão, entendimento e caridade a quem tem menos poderá ser um caminho melhor. A grande mensagem de Cristo diz: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Este pode ser o caminho a ser trilhado para um futuro melhor.

 

 

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.