21
Jan 20
Viver e Saber

 

Refletindo sobre o assunto, depois de vários anos de trabalho, com diferentes experiências e oportunidades, inclusive como professor na PUC e na UFSM, estou inclinado a sugerir que seja incluído nas matérias oferecidas aos alunos, desde o segundo grau, não apenas citações do que faz uma ou outra profissão, mas sim um conjunto de informações que vão desde a descoberta do talento pessoal, que cada um possui, mostrando como utilizá-lo e quais os conhecimentos que devem ser buscados para torná-lo proveitoso. Também incluir o aproveitamento do tempo, utilizado para leituras e conhecimentos sobre o que pretende ser e como chegar ao sucesso. Sabemos que sem esforço pessoal isso é impossível. Também sabemos que os jovens na ânsia de aproveitar a vida perdem muito tempo, que poderia ser dividido entre lazer, festas e esforço para adquirir conhecimentos que somassem para enriquecer o talento que receberam. Nessa matéria poderia ser trabalhado todos os passos que precisam ser dados para ser vitorioso na profissão escolhida, ganhando destaque como profissional e proporcionando o melhor para suas futuras familias. Por isso sugiro um título como: CONSTRUA SEU SUCESSO, aprendendo nos bancos escolares, como trilhar os caminhos que levam a ele. Infelizmente fui aprendendo no decorrer da vida, sem ter estabelecido os objetivos, desde os primeiros anos de estudos, sem nunca ter ouvido falar sobre como escolher a profissão de acordo com o talento natural que todos tem, bem como fixar objetivos, desde cedo, para trilhar os caminhos que levassem a atingir sucesso na profissão e na vida futura.

Tenho convicção de que a grande maioria, dos jovens, vai vencendo o tempo, sem ter noção de como se preparar para galgar posições de destaque nos estudos e no trabalho. O despertar surge quando precisam escolher qual a profissão que desejam, quando irão prestar exames para ingressar na Faculdade. Alguns, por terem orientação familiar, largam na frente e em geral serão vitoriosos. Muitos outros optam por profissões, sem terem feito uma análise adequada, pois receberam pouca orientação nas escolas e nas famílias.

Todos que já passaram por este estágio entenderão o que estou escrevendo. Muitos preocupados pelo tempo perdido. Outros na ânsia de escolher uma profissão falam com amigos e optam por uma ou outra sugestão, arrependidos por não terem se dado conta da importância da escolha na hora certa e tristes pela falta de orientação especializada. Enfrentam o vestibular e aprovados, nem sempre concluem o curso, optando por novas escolhas o que mostra o tempo perdido por terem escolhido na pressa e sem orientação a profissão que os tornariam profissionais altamente qualificados na vida. Trocam de curso e de emprego por que se darem conta de escolhas precipitadas e erradas, por falta de orientação desde os primeiros anos escolares.

O objetivo deste artigo é mostrar caminhos que precisam ser trilhados desde o segundo grau, evitando erros de escolha e insucesso profissional. Para isso coloco algumas considerações a seguir, visando alertar sobre a importância da formação para atingir sucesso na vida, conforme segue:

1 – Ter clareza do que deseja ser e fazer.

2 – Para ter poder é preciso ter objetivos claros e precisos.

3 – Ser um líder é identificar no presente o que será no futuro.

4 – Para atingir o sucesso é preciso saber tomar decisões.

5 – Identificar qual o talento natural que possui e focar nele para ter sucesso.

6 – A criatividade é parceira do talento

7 – Pessoas dependentes terão dificuldade para atingir sucesso.

8 – Falta de autoconfiança e medo  são inimigos do sucesso.

9 – Saber economizar gera confiança, pois gera segurança para  vencer.

10-Pensar, imaginar o futuro consolida na mente o que deseja atingir.

11-Para ter êxito na vida é preciso ser cordial, educado e agradável.

12-Aprenda a ouvir e respeite a verdade e a posição do outro.

13-Identificada suas escolhas concentre esforços para atingi-las, pois representam seu futuro de sucesso.

Entendo, que seria de grande valia, incluir nos currículos escolares matéria voltada para despertar, identificar e fixar objetivos desde cedo, explicando o que faz cada profissão e como se preparar para utilizar o talento que cada um tem enriquecendo com conhecimentos que o tornem um objetivo a ser atingido na vida. Sei que algumas escolas orientam sobre o assunto, mas creio que incluindo no currículo escolar seria um transferência permanente e abrangente de conhecimentos até atingir a data do vestibular.

Com uma correta orientação o sucesso poderá ser alcançado.

Prof.Adelino Cruz

Site:VIVERESABER.COM.BR

Email:adelinocruz10@gmail.com.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.