25
Jan 18
Viver e Saber

Tem um dito popular que diz que: “Aquilo de que todos falam passa a ser uma verdade.”

Como professor defendo esta idéia, pois quando falamos em educação queremos dizer que ,é preciso fazer um planejamento, que contemple desde a gestação de uma criança, passando por sua criação, formação e desenvolvimento até atingir a idade adulta. Muitos atores devem participar desta jornada como:

Pais, Professores e Governo.

1 – Pais. Principais responsáveis pela educação familiar desde os primeiros meses de vida. São os responsáveis por passar valores morais que são constituídos pela cultura, tradição e educação de um povo. Existem, entretanto, alguns valores que são considerados Universais como: liberdade e respeito ao próximo como forma de conviver em uma sociedade livre sem discriminações e preconceitos.

Ao escrever este texto comparo os tempos e percebo que as famílias de tempos passados primavam pelo respeito, como forma de educar seus filhos. Construíam desde os primeiros anos de uma criança um pilar importante, onde respeitar a todos começando pelos próprios pais, passando pelos professores e demais pessoas, principalmente os idosos que gozavam do privilégio de serem ouvidos e seguidos em suas orientações. Nos dias atuais o que vemos, em todos os lugares, com raras exceções, é a desconsideração pelos mais velhos, onde um jovem não cede seu lugar num transporte, não pede licença, não tem paciência para ouvir, pois entende que eles estão ultrapassados. Esquecem a riqueza de conhecimento que cada um traz em sua bagagem em função de seus longos anos de vida.

 

Por este motivo escrevo este texto pois entendo que este assunto volte a tona. É preciso que os pais repensem suas atitudes, pois a educação de um filho refletirá na sociedade no futuro, situações como estamos vivendo hoje no Brasil, onde o desrespeito está em todos os lugares, fruto de uma educação familiar que deixou a desejar. A mudança começa dentro de casa.

 

2 – Professores de todos os níveis.

É preciso mudar para melhorar a educação e a formação escolar no Brasil, começando com uma política de formação e qualificação de professores, onde todos os aspectos sejam observados como: Aperfeiçoamento permanente, consideração e respeito aos mesmos, avaliações permanentes feitas pelos alunos como forma de premiar o esforço e a capacitação dos mesmos. Plano de carreira com salários justos que demonstrem a valorização que a sociedade concede aos professores. A formação, tendo como base os valores morais, complementa a educação recebida em casa.

3 – Eleições em 2018.

Que o povo brasileiro saiba votar, mudando para melhorar os representantes que governarão o País nos próximos anos. É hora de mudança, pois ela é salutar e sempre traz benefícios. Não desperdice o voto votando em corruptos. Busque votar em candidatos novos, visando uma renovação. Examinem o passado e a conduta do candidato. É a grande oportunidade para virar este jogo. Já que a grande maioria da população acredita que a Educação é a solução, votem em pessoas qualificadas, com excelente formação acadêmica e postura ética. Que uma parte considerável dos recursos destinados aos políticos sejam direcionados para a educação e a melhor formação dos brasileiros. Isto feito em poucos anos teremos uma melhoria significativa em saúde e segurança indispensáveis para o povo. É preciso acabar com tanta desigualdade que infelicita este povo que é bom, alegre e trabalhador. A mudança deve acontecer para que os brasileiros tenham um futuro melhor.

Prof.Adelino Cruz

Consultor

Adelinocruz10@gmail.com

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.