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Nov 17
Viver e Saber

As organizações, as Entidades e as Empresas são importantes para o progresso de uma nação, pois elas são responsáveis pelo fluxo de produtos e serviços, gerando satisfação e bem estar, para as famílias. Um país só será desenvolvido se tiver bancos e empresas fortes que garantam o giro de capital, que torna possível investimentos e empréstimos, que permitem o crescimento dos negócios, que em última análise visam o bem estar da população. Isso acontece porque existe mão de obra, indispensável para a realização de qualquer atividade. Pessoas trabalham, são remuneradas e produzem os resultados esperados. Isso faz a riqueza de um país. Desde os primórdios da Administração moderna a busca por qualificação é permanente. Pessoas com conhecimento adequado, para cada negócio, geram resultados que tornam possível o crescimento,indispensável para o êxito de qualquer empresa. A ciência, a tecnologia, e a mão de obra qualificada são indispensáveis para a criação, desenvolvimento, produção e distribuição de produtos e serviços que constroem a riqueza de um país. Neste livro vamos focar nas pessoas. Vamos refletir sobre a formação, o conhecimento adquirido nas experiências vividas, nos objetivos pessoais, nos sonhos, nas atitudes, no comportamento, no entusiasmo, nos relacionamentos internos e externos e principalmente no respeito aos demais, indispensável para conquistar e manter clientes. É visível no mercado a falta de qualidade no atendimento, seja ele qual for. Muitas empresas investem pouco em atendimento. Quando fazem focam nas áreas comerciais, pois entendem que precisam vender para obterem os resultados que desejam. Esquecem que após a venda o cliente passa a ser atendimento por outras áreas, que muitas vezes, por despreparo, ou por regras criadas pela própria empresa, que não analisou bem o fluxo que o cliente tem a percorrer, atendem mal, gerando descontentamento, desistência e uma imagem negativa.

Um bom exemplo são algumas revendas de automóveis. Ao comprar um carro o cliente é tratado como rei. Ao utilizar os serviços, em geral caros e demorados, a realidade é outra. Por essa razão o complemento indispensável para a formação, que cada um adquiriu, é a criação de uma política de atendimento, que transmita aos colaboradores o que a empresa deseja e o compromisso que assume perante a sociedade de conquistar e fidelizar clientes, pois eles são a razão de sua existência. Para isso é necessário qualidade do atendimento em todas as áreas da empresa. Consultorias especializadas estão aptas a realizar esta mudança, gerando melhores resultados para as empresas e satisfação para os colaboradores, que receberão um retorno positivo dos clientes.

Prof. Adelino Cruz

Adelinocruz10@gmail.com

Consultor

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