20
Jun 17
Viver e Saber

Sim. É um caminho que pode dinamizar a economia, contribuindo decisivamente para enriquecer os mercados com idéias inovadoras, que proporcionem melhorias para quem ousa investir, sendo pequeno ou grande investidor, gerando ganhos,  gerando empregos e principalmente despertando talentos que proporcionarão melhorias para a população.

O Brasil é um País que despertou para o empreendedorismo. As razões para isso, se encontra na disposição de profissionais, que bem formados ou por desemprego ou pelo desejo de investir recursos pessoais, investem, em muitos casos, em atividades inovadoras ou mesmo em atividades já existentes, utilizando o conhecimento adquirido ou a criatividades em fazer o mesmo de forma diferente.

Em qualquer dos casos, é sempre válido, pois é um caminho que mostra a força de um mercado e a disposição de quem investe, de fazer algo diferente que lhe garanta recursos para uma vida digna e produtiva.

O Brasil, mesmo vivendo períodos de crises, proporciona condições para empreender, pois é um País gigante, com uma população de mais de duzentos milhões de pessoas, com múltiplas necessidades, dispostos a adquirir bens e serviços que lhe garantam uma vida melhor.


Além disso, conta com organizações e profissionais habilitados para orientar, ensinar e acompanhar, principalmente os pequenos empreendedores, para que sejam bem sucedidos, consolidando idéias, gerando novos empregos e contribuindo para o crescimento da economia.

Infelizmente, muitas iniciativas tem curta duração, não ultrapassando dois anos de existência. Dentre as razões já identificadas, para que isso ocorra, está a falta de conhecimento nos produtos ou serviços criados. Situações de crises não respondem de imediato, gerando os resultados esperados, uma vez que todo o negócio tem seu tempo de consolidação. Aquele que empreende, sem ter o devido conhecimento ou mesmo sem ter feito a analise correta do mercado em que irá atuar, inicia as atividades esperando apenas vender, sem ter feito um plano de negócio que mostre os caminhos a serem seguidos. Logo vem a frustração e o desespero pela falta de recursos para cumprir com suas obrigações, com a legislação vigente e dar continuidade ao projeto lançado, sendo obrigado pela situação, a fechar a empresa.

Para que isso não ocorra é importante o que segue:

1 – Identifique se tem condições de empreender.

2 – Faça um Plano de Negócio, analisando o mercado e o local onde irá atuar.

3 – Identifique o diferencial de seu produto ou serviço.

4 – Busque ajuda de entidades e profissionais especializados.

5 – Certifique-se de que tem o capital necessário.

Estas são algumas das orientações que podem contribuir para que a iniciativa atinja os objetivos esperados.Não espere sucesso no curto prazo. Tudo precisa ser trabalhado para atingir os resultados esperados. Sonhos e objetivos bem identificados, podem se transformar em sucesso, desde que haja esforço, determinação, recursos e vontade de vencer.

Prof. Adelino Cruz

 

Consultor.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.