21
Dez 16
Viver e Saber

Ao iniciar um novo ano é fundamental fazer uma análise do que passou e eleger novas ações que dinamizem as atividades visando obter novos e melhores resultados. O Planejamento, que pode ser de longo, médio ou curto prazo é um processo que permite aos gestores organizar idéias, tornando-as viáveis, garantindo ações eficazes, que motivem as equipes e garantam os resultados que as empresas necessitam.

O Brasil vem enfrentando dificuldades para solucionar os inúmeros problemas, que intranqüilizam a população, principalmente a corrupção que domina os noticiários. Como enfrentar este momento? Apostando na criatividade, motivação e gestão eficiente. Alternativas serão descobertas, quando gestores capacitados souberem envolver suas equipes no planejamento das ações que levem a novos caminhos.

 

Não tenham receio de pedir ajuda aos colaboradores. Todos são despertados quando solicitados a resolver problemas. Os conceitos antigos, onde apenas um gestor mandava e comandava tudo, estão ultrapassados. A hora exige participação. Não desperdicem o potencial humano que possuem. Nada melhor para motivar um profissional do que desafiá-los. Já pensaram no potencial retido por um profissional graduado que é admitido por uma empresa e não é solicitado para participar de soluções? Ele se transforma em frustração e passa a ser apenas um corpo presente executando tarefas que lhe são confiadas. É um desperdício, que pode ser evitado, com uma liderança, que contemple todos os colaboradores, motivando-os a encontrar soluções.Pessoas nos surpreendem quando são prestigiadas e valorizadas. Por isso não desperdice a oportunidade de chamá-las a responsabilidade, mostrando que uma empresa só é forte, quando possui uma equipe que a defende com tenacidade, como se fossem os principais gestores. Saber envolver pessoas é fundamental para ser vencedor. Os gestores precisam ser lideres motivadores e não chefes. O novo planejamento, além de fixar os novos objetivos, descrevendo-os detalhadamente, precisa obter a participação de todos, envolvendo-os na criação e na execução, garantindo o sucesso das ações a serem realizadas.

É preciso, ainda, a doutrinação e a certeza de que cada um fará a sua parte. Esta ação exige lideres capazes, para que repassem com entusiasmo e conquistem a participação e o comprometimento de todas as equipes, garantindo os resultados para que as empresas continuem sua trajetória, mesmo diante das dificuldades do momento.

Não é novidade, o sucesso de muitas organizações, exatamente nos momentos difíceis. Os relatos mostram que foram líderes que souberam motivar pessoas destemidas e comprometidas, que descobriram, em si mesmos, forças que estavam adormecidas. Usaram a criatividade e descobriram novos caminhos.

Por isso recomendo que entrem o novo ano acreditando, que crises sempre houveram, mas sempre foram vencidas por líderes e pessoas motivadas que acreditaram que era possível seguir adiante.

Prof. Adelino Cruz.

Consultor.

Adelinocruz10@gmail.com.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.