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Abr 16
Viver e Saber

O êxito na busca de clientes para atingir as metas necessárias para o sucesso de um negócio, depende da qualidade do atendimento que as empresas prestam ao mercado. O atendimento está ligado a uma correta política de comunicação, que deve ser pilotada por equipes competentes, uma vez que envolve deste o presidente, passando pelos diretores, níveis gerenciais e colaboradores.

Todos os integrantes de uma organização devem ter a convicção de que somente através de um correto atendimento ao público em geral e em especial aos clientes fará com que a empresa adquira visibilidade suficiente para colocar seus produtos e serviços no mercado.

É possível afirmar que políticas corretas de comunicação vencem crises e tornam as empresas aceitas e recomendadas, porque formam imagem positiva na mente dos consumidores.

Tanto isto é verdade que é comum ouvir pessoas descrevendo situações desagradáveis que tiveram ao buscar informações que precisavam, sem encontrar o atendimento que esperavam. O resultado é um sentimento negativo em relação a empresa e a seus produtos e serviços.

 

Diante disso o contágio é repassado de pessoa a pessoa, que fazem questão de contar o que lhes aconteceu, criando uma rede de comentários negativos, que será prejudicial a equipe de vendas na hora de abordar estes clientes.

Por isso é preciso que, antes de cobrar resultados das equipes comerciais, as empresas implantem políticas internas de atendimento eficazes, atingindo todos os níveis da organização, pois isto acontecendo o caminho para atingir metas se torna fácil.

Com as alterações ocorridas no mercado, principalmente em função da tecnologia é comum as empresas não divulgarem seus telefones, exigindo o contato através de emails, que nem sempre são respondidos, deixando os potenciais clientes insatisfeitos.

As dificuldades são enormes em muitas organizações para contatos com profissionais de comando. Muitos gerentes se tornaram inacessíveis para os clientes. Sempre estão em reunião, delegando a importante tarefa de falar com os clientes a um funcionário, que raramente está preparado para o atendimento.

Fatalmente este cliente não esquecerá este momento. Estará ele receptivo a um contato feito pela empresa? É certo que não.

O resultado é que vai se formando um batalhão de pessoas que não foram bem atendidas e que jamais demonstrarão interesse pelos produtos e serviços que estas empresas oferecem.

E como vender e atingir metas principalmente em momentos de crise econômica, onde a concorrência continua forte e disposta a enfrentar qualquer situação para não sucumbir?

A resposta é simples. O caminho para vender mais e melhor é preparar seus colaboradores, para que entendam a importância do atendimento com qualidade, que gera simpatia, cria relacionamentos e potenciais clientes.

Existem no mercado profissionais especializados que fazem consultoria nesta área, preparando os colaborados para esta missão que deve ser de todos, pois qualquer um dos colaboradores em qualquer nível pode ajudar ou destruir a imagem da empresa perante o mercado.

Prof.Adelino Cruz

Consultor

 

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Hanusi Pal , julho 01, 2016

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