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Jun 15
Viver e Saber

Administrar o tempo é uma tarefa difícil para muitos profissionais, que não se aperceberam da importância de planejar o tempo disponível, viabilizando inúmeras ações e tarefas que melhorem a produtividade.

Por isso é comum encontrar executivos e funcionários dos diversos setores de atividades, que estão sempre atrasados, não só com relação a chegarem no horário combinado, mas principalmente na conclusão de trabalhos, o que os faz estarem sempre se justificando ou dando desculpas, que acabam comprometendo a sua imagem pessoal e profissional.

Aprendi com um importante empresário, quando assumi o meu primeiro cargo executivo, uma lição que me fez refletir e também verificar a importância do ensinamento que dizia: Só dê missões importantes a profissionais ocupados, que cumpram muitas tarefas, pois estes já aprenderam a administrar e a dominar o tempo e cumprirão novas missões sempre que forem convocados.

 

Ao longo da minha carreira profissional pude comprovar esta máxima, porque pude ver que pessoas ocupadas, que cumprem missões importantes, não vivem sem planejar o seu tempo, razão pela qual se tornam eficientes e também eficazes na busca de resultados.

No mês dedicado ao corretor de seguros é importante abordar este tema, pois são milhares de profissionais que tem a incumbência de levar tranquilidade as famílias, através dos benefícios que são gerados para aqueles que já entenderam a importância de segurar tudo o que possuem, evitando assim surpresas desagradáveis que comprometem a tranquilidade familiar.

Administrar o tempo é indispensável para todos os profissionais do mercado e em especial para os corretores, que precisam conquistar clientes permanentemente, o que exige muita disciplina, organização e vontade de abrir novos relacionamentos que garantam a sua estabilidade profissional, calcada em imagem sólida, que é construída com a pontualidade e a certeza de que os compromissos e prazos serão cumpridos.

É impressionante ver o que pode fazer um profissional que administra bem o seu tempo. Está sempre disposto, tranqüilo, sem estresse e principalmente sempre de bem com a vida. O inverso é verdadeiro. Por isso identifique na falta de tempo a sua desorganização pessoal e parta para a mudança, começando com um planejamento do tempo útil que você tem, dividindo as horas, de acordo com suas responsabilidades e ordenando-as pela ordem de importância e não de urgência.

Por que é importante administrar bem o tempo?

Porque temos o poder de comandar o nosso tempo e nossas ações, priorizando o que é importante e que gera resultados significativos em detrimento do que é urgente e que não gera o mesmo resultado.

O que impede o uso adequado do tempo?

· A incapacidade em planejar e priorizar o que realmente traz resultados.

· A procrastinação, que conforme diz o psicólogo Piers Steel, professor da Universidade de Calgary no Canadá “ O procrastinador quer cumprir a tarefa, mas por algum motivo não consegue.

· A falta de confiança.

· Achar que a tarefa é chata ou pouco prazerosa.

· A distração provocada pela impulsividade

O que fazer para se tornar produtivo no tempo disponível?

Em primeiro lugar, ter a noção clara da utilização do tempo disponível, para realizar com competência o que precisa ser feito, sempre observando os prazos, eliminando as distrações e priorizando o que realmente traz resultados significativos para a empresa que trabalha.

O profissional que é produtivo deixa de lado as coisas menos importantes ou pequenas tarefas que ocupam tempo e são, na maioria das vezes, pequenas rotinas que podem e devem ser eliminadas.

Para ser produtivo é preciso pesquisar e estar informado de tudo o que acontece e que está relacionado com a atividade que exerce. A boa produtividade está relacionada a capacitação profissional e ao uso adequado do tempo eliminando o desperdício e a procrastinação.

A Administração do tempo leva ao sucesso profissional?

Sim. O profissional que descobre a importância de ter o controle absoluto de seu tempo faz do trabalho um caminho para atingir o sucesso que deseja. Nenhum profissional pode parar no tempo. A formação continuada é possível para aqueles que distribuem suas atividades, ordenando-as nas horas disponíveis, eliminando tudo aquilo que o desvie do caminho traçado. É focado no trabalho, na família e no lazer, razão pela qual se sente completo, irradiando confiança o que o torna visível para seus superiores.

O Grupo VIVER E SABER informa, que disponibiliza um curso especial sobre Administração do tempo, que será realizado no dia 25.10.2014 que muda completamente a maneira de ordenar as atividades diárias, tornando o tempo um aliado na busca de resultados pessoais e profissionais. É possível ter uma linha divisória entre, o antes e o depois, em termos de resultados, uma vez que o domínio do tempo torna o profissional apto a ocupar lugares diferenciados no mercado de trabalho. Informações através dos sites: viveresaber.com.br , atendimento@viveresaber.com.br e pelos fones 51-99553221.

Adelino Cruz

Diretor do Grupo Viver e Saber

 

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