25
Jun 14
Viver e Saber

 

Esta frase foi dita por Chico Pinheiro, apresentador do programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, sem ter citado a autoria. Ao ouvi-la me fez pensar, que durante toda a vida, ouvi o inverso, isto é: Que País vamos deixar para nossos filhos.

Ao refletir, percebi que ambas estão corretas, porque ter um País decente, com boas oportunidades para todos, sem corrupção e vantagens para alguns, é o sonho dos pais, que amam seus filhos e desejam que eles vivam com segurança, bem estar social e qualidade de vida.

Por outro lado, também é preciso pensar sobre a responsabilidade dos pais, ao colocarem filhos no mundo. Eles são para toda a vida, quando Deus permite. Na grande maioria são a razão de viver dos pais, que os educam, da melhor maneira possível, preparando-os para cumprirem grandes missões.

Mas, também, existem aqueles que nascem e são largados a sorte, sem receber a educação de casa e a formação escolar devida, fundamental para moldar sua existência, calcada nos valores morais, indispensáveis para uma vida digna e correta.

Pensando neles é que a frase citada pelo apresentador ganha contornos de preocupação, uma vez que serão pessoas excluídas de uma formação adequada para viver condignamente e influenciar os destinos do País.

Esta responsabilidade é de todos os cidadãos de bem, que precisam participar e influenciar para que a educação seja a prioridade nacional junto com a saúde. Pessoas sadias e educadas poderão fazer do Brasil um lugar especial para se viver.

A índole, da maioria da população brasileira, é boa, é solidária e sensível, capaz de comover e estender a mão a quem precisa, mesmo nas regiões onde se concentra a pobreza, que também sabe dividir o que tem com quem precisa mais.

 

O brasileiro está salvando a copa, com sua alegria e disposição para receber e ajudar, mesmo sem falar outros idiomas, isto porque a linguagem do amor, do respeito e da solidariedade é entendida por todos.

Este é um exemplo a ser continuado, desde a educação familiar, passando pela escola e indo até as empresas que empregam as pessoas, todos irmanados na construção de uma educação sólida, calcada em valores, tendo como princípio básico o amor, único caminho possível para o entendimento.

Povo saudável, educado e culto cria oportunidades para todos, pois é através do saber que as pesquisas são desenvolvidas, trazendo grandes benefícios para todos.

Por isso é bom refletir sobre que filhos estamos deixando para nosso Brasil e ao mesmo tempo, que País eles encontrarão. Talvez resida nestas frases o grande objetivo de nossa passagem por esta vida.

Adelino Cruz

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.