15
Mar 14
Viver e Saber

 

Para muitos não, pois é através da Internet que o mundo está conectado facilitando as relações pessoais e comerciais, que proporcionam o desenvolvimento econômico, necessário para a melhoria da qualidade de vida.

Isto só foi possível devido aos estudos e pesquisas do cientista Britânico Thimoty Berners-lee, criador da World Wide Web, ou simplesmente WWW, nascido em Londres em 8 de junho de 1955 que trabalhava para o CERN – Organização Européia para pesquisas nucleares.

Tinha como base de suas pesquisas difundir as informações pesquisadas, para outros cientistas, que poderiam contribuir com seus estudos, visando acelerar as descobertas que eram geradas pelos experimentos que realizava.

Berners-lee criou o conceito de uma matriz de informação, utilizando idéias que já vinham sendo estudadas desde a década de 1950, como o hipertexto, usado pela primeira vez por Ted Nelson pouco depois do fim da segunda guerra mundial.

 

Com isto também o conceito de compartilhamento de informações se tornou possível, fazendo da rede uma ferramenta indispensável, em todas as frentes de pesquisas, negócios e trabalhos realizados.

Esta novidade, que mudou o mundo, completou no dia 12 do corrente 25 anos, período em que o mundo passou por uma grande transformação, alterando de forma decisiva os meios de comunicação, as relações entre países, empresas e pessoas, sendo considerada a maior descoberta do século.

Entretanto, para uma fatia ainda considerável da população, principalmente pessoas de mais idade ou mesmo aquelas que dispões de poucos recursos, a Internet não faz parte de seus projetos de vida, pois se recusam a aprender e acompanhar a evolução tecnológica proporcionada pela WEB.

Isto é preocupante, pois no campo dos meios de comunicação, a tecnologia avança rapidamente, alterando de forma significativa a maneira como as pessoas se comunicam. É impossível pensar em escrever uma carta, ir no correio para enviá-la, quando está disponível o e-mail que em questões de minutos chega a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo.

Aqueles que se recusam a aprender, dependendo do tempo de vida que tiverem, ficarão incomunicáveis, pois os meios antigos estão desaparecendo a cada dia que passa. Talvez o termo velho se aplique aqueles que não acompanharem a evolução dos tempos e não pelo fato de terem idade avançada.

A Internet pode ser uma companhia perfeita para pessoas idosas, uma vez que através dela podem ser encontrados quaisquer assuntos de interesse de pessoas, de diferentes culturas, formação e tendências.

Com 25 anos de existência a descoberta de Berners-lee é uma realidade que encanta o mundo moderno e facilita a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. A Viver e Saber Consultoria, homenageia com este artigo o criador da WWW.para o mundo.

Adelino Cruz

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.