10
Fev 14
Viver e Saber

 

O ato solene de formatura nas Universidades e faculdades é um momento de grande emoção, alegria e orgulho, tanto dos pais quanto dos formandos que atingiram seus objetivos, conquistando um diploma de curso superior.

Uma sequência de festas acontecem nos diferentes pontos da cidade, numa demonstração contagiante de alegria, pelo sucesso alcançado, ocasião em que familiares e amigos fazem os melhores votos para que o formado tenha sucesso na carreira escolhida.

Muitos já encontraram colocações no mercado e desfrutam de uma certa tranqüilidade, pois no dia seguinte já tem para onde ir, aplicar tudo aquilo que aprenderam nos anos de estudo nas diferentes faculdades.

Uma parcela significativa ainda busca colocação no mercado. Para estes o desafio é maior, porque após a formatura já precisam se apresentar como profissionais graduados em Universidades ou faculdades, o que exige postura correta e profissional.

A fase de estudante passou. Não há mais espaço para improvisação. É preciso impressionar, tanto pelo conhecimento quanto pelo comportamento para encontrar o lugar certo, que crie condições para exercer a profissão escolhida.

Diante das dificuldades que surgem muitos são obrigados a trabalhar em áreas diferentes daquela que se especializaram, em função das necessidades de sobrevivência e também para pagar os empréstimos conseguidos para custear seus estudos.

A realidade da vida aparece repentinamente, fazendo com que muitos sintam saudades do tempo de estudante. Entretanto este período acabou. A luta pela melhor colocação passa a ser um desafio, que muitos, fortalecidos pela maturidade e pela determinação, encontram soluções e logo conquistam posições de destaque no mercado.

Outros desistem em função de necessidades financeiras, aceitando trabalhar em profissões dignas, mas bem distantes daquelas que escolheram para cursar uma faculdade.

Da formatura ao profissionalismo é um caminho que precisa ser pensado com antecedência para não decepcionar nem surpreender o recém formado, que sai da formatura com expectativas positivas em função do momento vivido, que realmente tem o poder de mudar a vida de qualquer um que tenha buscado colocação desde os primeiros anos de faculdade.

Por isso não espere estar formado para viver suas experiências profissionais. Utilize seu tempo estudando mas fazendo estágios, que são portas de entrada no mercado de trabalho e que podem profissionalizá-lo mesmo antes da formatura.

Da formatura ao profissionalismo é um caminho que precisa ser construído, com determinação, ousadia, capacidade de se relacionar bem com o mercado e principalmente mostrando que deseja ser um profissional, que fará a diferença aonde estiver.

 

 

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.