01
Dez 13
Viver e Saber

Ao ler este artigo reflita sobre o poder de influenciar pessoas, uma das condições para ser bem sucedido profissionalmente, ou mesmo para estabelecer relações positivas e duradouras, que contribuem para o sucesso na profissão ou na atividade que exercer.

Busque responder se você tem este poder ou se suas colocações se perdem no vazio. Examine o que você fala quando precisa dizer quem você é, o que faz e os resultados que obtém com seu trabalho.

Na experiência que desenvolvemos na VSRH, recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, verificamos com frequência a dificuldade que os profissionais tem de dizerem claramente quem são, demonstrando que apesar de serem bem preparados academicamente, se constrangem em falar de si próprios.

Como os extremos nunca são bons, ser humilde em excesso ou arrogante, podem comprometer o resultado final numa seleção de emprego. É preciso ter consciência de seu saber, de suas competências e potencialidades, não temendo falar sobre elas, pois são frutos de muito estudo e trabalho, para estarem preparados para o mercado de trabalho.

O que os se deseja são profissionais preparados academicamente, conscientes do que poderão contribuir para o sucesso da empresa que os contratar e principalmente audaciosos e determinados, sabendo exatamente o que desejam para si próprios e aonde querem chegar na sua carreira profissional.

As empresas buscam encontrar os melhores profissionais no mercado preferindo aqueles que tenham um equilíbrio entre , competências, comportamento adequado e atitudes firmes e decididas, que justifiquem os investimentos que são feitos para integrá-los as equipes existentes.

Mesmo tendo excelente formação, muitos se apresentam tímidos, inseguros, não conseguindo transmitir o que sabem e o que podem fazer em benefício da empresa que pretendem trabalhar. Outros são arrogantes demais querendo mostrar que são os melhores encarando os entrevistadores com objetividade excessiva, ou sendo prolixos, esquecendo que para toda a vaga existe um perfil solicitado pela empresa que precisa ser encontrado.

Na metodologia implantada pela VSRH é garantido aos candidatos orientação a respeito de suas dificuldades, mostrando alternativas para mudança de atitudes e comportamentos, visando prepará-los para serem cooperativos nos ambientes em que forem trabalhar.

Os medos e inseguranças que tomam conta de muitos profissionais prejudicam suas carreiras. Por isso é importante que os candidatos busquem o auto conhecimento, identificando suas potencialidades e suas dificuldades, trabalhando para melhorá-las ou superá-las.

Não esqueçam que uma entrevista ou dinâmica de grupo para uma vaga é a oportunidade para uma mudança profissional e de vida, razão pela qual merece uma reflexão e um preparo para conseguir influenciar pessoas,não desperdiçando uma oportunidade.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.