02
Nov 13
Viver e Saber


O termo CRM em Inglês significa”Costumer Relationship Manegement”. Traduzindo quer dizer Gestão de relacionamento com clientes.

Toda a empresa, que deseja criar e manter um bom relacionamento com clientes, precisa investir num sistema de CRM como ferramenta indispensável para acompanhar toda a relação que passa a existir entre a empresa e os clientes.

Para estabelecer as bases de um controle eficaz que leve a fidelizar clientes é preciso um sistema de CRM que administre todo o relacionamento, desde a identificação dos “prospects”(indivíduos pertencentes a um grupo de interesse) até o momento que se tornam “leads”(potenciais clientes) seguindo os passos do funil de vendas, sendo atendidos, pela equipe de vendas, passando a fazer parte dos clientes da empresa.

A Implantação de um sistema de CRM é importante e vital para conhecer os clientes. Mas não basta somente o sistema. É preciso toda uma inteligência de marketing, que planeje todo o processo, visando obter os melhores resultados.

É através do Marketing que serão estabelecidos, através do planejamento, o que a empresa deseja fazer e como conquistar e manter clientes fieis a seus produtos e serviços, determinando qual o melhor sistema a ser adquirido. Isto significa que a Tecnologia é vital, porque vai possibilitar e facilitar toda a estratégia estabelecida, para uma gestão qualificada do relacionamento com os clientes.

Existem diversas opções no mercado, desde grandes empresas, altamente especializadas e qualificadas, como também aquelas que optam por atender pequenas empresas com sistemas simplificados, mas não menos eficazes, que contribuem para o crescimento ordenado, estabelecendo um planejamento que contemple ações que fidelizem os clientes.

O que o CRM pode fazer por sua empresa?

1 – Auxilia na identificação, busca e cadastro de clientes;

2 – Registra todos os contatos com os clientes;

3 - Fideliza clientes já existentes;

4 – Dados ficam a disposição de todas as áreas da empresa;

5 – Relatórios permanentes incluindo especificidades sobre grupo de clientes;

6 – Estabelece canais de relacionamento com clientes;

7 – Agiliza negócios;

8 – Permite a gestão da força de vendas e do pós venda;

9 – Economiza tempo em função da automatização da tarefas;

10- Aumenta os lucros das empresas e muito mais;

A grande vantagem da implantação de um sistema de CRM é conhecer os clientes, satisfazendo suas necessidades, respondendo rapidamente a seus questionamentos, visando a fidelização tão importante para as empresas.

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