13
Out 13
Viver e Saber

 

Mais um ano que passa e os professores continuam tendo que comemorar seu dia, sem serem considerados e reconhecidos como a categoria mais importante para o desenvolvimento de um País.

Há uma inversão de valores que chocam qualquer pessoa de bom senso. Certas categorias, principalmente na função pública, são privilegiadas com altos salários, enquanto os professores precisam ir as ruas, humilhados, pedintes, como se fossem renegados para exigir um piso salarial decente.

Como isto é Possível?

 

 

Será que os governantes esqueceram quem lhes fez chegar aonde estão?

Parece que sim. Esqueceram totalmente. Para eles não há recursos suficientes, para pagar salários dignos da profissão que escolheram, que exige formação permanente, mas para pagar altos funcionários do poder público, sempre encontram verbas.

A formação dos jovens deixa a desejar, não por falta de interesse dos professores, mas sim pela falta de atualização, principalmente para os mais antigos, em função de não disporem de recursos financeiros para investir em formação continuada.

Existe toda uma tecnologia que já deveria ter mudado completamente a maneira de ensinar nas escolas, mas isto também é privilégio de poucas escolas comparada com o tamanho do Brasil.

Assim como acontece nas demais profissionais, que se utilizam da moderna tecnologia e com isto evoluíram significativamente, mudando a maneira, a metodologia e os processos de trabalho, as escolas precisam se modernizar, para avançar e atrair os alunos.

Mas para isso é preciso investir na formação dos professores, qualificando-os permanentemente para acompanharem a evolução dos tempos e principalmente estarem atentos e informados sobre o mercado de trabalho, pois é lá que os alunos encontrarão espaço para mostrarem o que aprenderam na vida escolar.

Existem professores que por razões familiares possuem recursos e conseguem se aperfeiçoar e buscar novos conhecimentos que os enriquecem para dar uma boa aula. Mas também existem milhões que vivem apenas com os baixos salários pagos à categoria, verdadeiros heróis, por se dispor a continuar ensinando os jovens com tantas dificuldades para sobreviver.

A estes heróis, na data em que se comemora o dia do professor, enviamos nosso abraço, respeito, admiração e força para continuarem na sua trajetória, até o dia em que possamos ver o poder público reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento do País.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.