26
Set 13
Viver e Saber

A “Redescoberta do analógico” é o nome dado pelo braço da agencia JWT intelligence aos resultados obtidos através de um estudo realizado nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, sobre a relação das pessoas com o digital e o analógico.

A volta dos vinis é um dos exemplos da redescoberta do analógico. Segundo o artigo de Roseana Rocha publicado no meio & mensagem a Fnac abriu em 2011 uma seção de vinis, que naquele ano representava 2% do faturamento da loja, chegando a 10% neste ano.

Entretanto, a maioria dos pesquisados nos três países, ainda usam mais a  internet do que canais off-line para pesquisar, comprar, jogar, pagar contas, ler notícias e ouvir música.

O estudo mostrou, ainda, que os brasileiros são os mais exagerados, tanto na utilização do Digital quanto na necessidade de manter vínculos com o analógico. É um desejo de manter vínculos com o passado, ou mesmo com lembranças que são benéficas, porque trazem recordações de um tempo ou de momentos significativos de suas vidas.

Ao citar esta informação neste artigo desejamos salientar que os avanços tecnológicos essenciais para o desenvolvimento de empresas e da sociedade como um todo, não excluem o desejo das pessoas de manter vivo em suas lembranças, tudo aquilo que fez parte de suas vidas, em outras épocas.

Não dá para aceitar o exagero de afirmações, que são comuns nos dias de hoje, de que só o que está sendo feito hoje é que tem valor. Muitos esquecem que para chegar aqui, muitos caminhos foram trilhados, também por pessoas inteligentes, pelas inovações que sempre ocorreram em todos os tempos e por pessoas especiais, que deram grande contribuição para o desenvolvimento da humanidade.

A desconsideração e a discriminação com as pessoas de mais idade, principalmente quando se trata de recrutar pessoas para trabalhar é ultrajante, porque esquecem que experiência e vivências contam muito, pois trazem consigo inúmeros registros pessoais e profissionais, que podem fazer a diferença para as empresas.

Por isso o analógico, ainda encontra espaço porque ele cumpriu sua função. O Digital trouxe um avanço extraordinário, e vive a sua grande fase mas logo também dará lugar a novos avanços, continuando a escalada de evolução, tão importante para a humanidade.

Inovações são sempre bem vidas porque fazem parte do processo de crescimento. O que precisa ser repensado são as posições estremadas de grupos
de profissionais que desconsideram o passado, acreditando que só o que está sendo feito hoje é que tem valor.
Respeitar o que já foi feito e valorizar o que está sendo melhorado, considerando pessoas sem nenhuma discriminação é um sinal de inteligência.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.