07
Set 13
Viver e Saber

 

Este é o titulo da palestra elaborada, pela Consultoria Viver e Saber, disponível para escolas e empresas, cujo objetivo é despertar nos pais e filhos os melhores sentimentos possíveis de entendimento, compreensão, cooperação entre os membros da família, na busca de uma convivência tranqüila, cuja base seja o diálogo franco e sincero que leva ao entendimento, sem esquecer do amor, único sentimento capaz de afastar o egoísmo que gera rancor e incompreensão.

A palestra aborda, ainda, a necessidade de criar no meio familiar, um horário semanal dedicado a uma reunião familiar, assim como acontece nas empresas, visando discutir assuntos que precisam ser conversados, entre os pais e filhos, como meio para chegar a um entendimento.

Em função das ocupações diárias, onde os familiares trabalham e estudam, saindo de casa muito cedo e retornando tarde da noite, não é mais possível o encontro dos membros das famílias, durante a semana, para conversar sobre o que interessa ou preocupa os pais e filhos.

 

 

Ter um tempo para conversar ou mesmo discutir assuntos que dizem respeito a administração dos recursos, disponibilidades e as possibilidades de compras, ou mesmo planejar cursos de formação, passeios, diversões, férias e viagens é fundamental para o entendimento familiar.

Um dos fatores que mais distanciam os membros familiares é a falta de diálogo, uma vez que ao chegarem em casa, cada um se recolhe ao seu quarto ou local que esteja disponível para dormir, descansar ou mesmo ficar sozinho.

Esquecem que conviver ou simplesmente falar sobre o seu dia de trabalho ou estudo ou mesmo receber um carinho e uma atenção de quem ama é tão ou mais importante, do que se isolar vendo televisão, com programas, nem sempre interessantes.

Também é salutar aprender a discutir, com educação, respeito e civilidade

os assuntos que incomodam ou mesmo atitudes, de um dos membros da família, que esteja perturbando os demais.

Muitos problemas surgem pela falta de um momento onde qualquer um possa desabafar, falar abertamente de suas inquietudes, de seus desejos e das dificuldades financeiras que percebe ou mesmo de seus objetivos de vida.

Muitos pais tem sonhos para seus filhos e não se preocupam em saber se estes estão de acordo com os objetivos dos filhos. A pressão se torna tão perturbadora, que muitos filhos adoecem emocionalmente, se transformando num problema sério aquilo que poderia ser resolvido com um diálogo franco e com respeito ao pensamentos dos filhos.

Envolver os filhos nas questões familiares é importante para prepará-los para os desafios profissionais do futuro, quando terão que tomar decisões. É comum ver e sentir nos profissionais que chegam para trabalhar nas empresas o despreparo e a incapacidade na tomada de decisões. Possivelmente seja um reflexo de pais exigentes que não permitiam que seus filhos agissem pela sua própria vontade.

O papel dos pais é educar e orientar para a vida, permitindo a independência dos filhos, mostrando o caminho para a profissionalização num mundo externo, sem dependência dos pais quando atingirem a fase adulta da vida.

A confirmação do acerto na criação dos filhos acontece quando eles se tornarem adultos, fortes, saudáveis física e emocionalmente, tomando decisões pessoais e profissionais corretas, demonstrando a solidez de seu posicionamento na vida, fruto de uma educação familiar correta.

Filhos saudáveis, bem posicionados diante dos assuntos da vida, independentes e tranqüilos nas suas escolhas refletem o ambiente familiar em que foram criados. Felizes dos pais que podem descansar, após longos anos de formação dos filhos, percebendo que suas orientações foram corretas.

Contratação da palestra: Atendimento@viveresaber.com.br - Fone 51-99553221.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.