03
Set 13
Viver e Saber

 

Felizes daqueles que conseguem administrar o tempo de tal forma, que priorize a leitura diária, essencial para gerar novos conhecimentos e proporcionar uma paz interior, essencial para acalmar a mente e dar sentido a vida.

Assim como a boa música, a leitura exerce um poder revitalizador, uma vez que o foco da atenção se concentra em algo bom, que provoca uma sensação de paz, ao proporcionar um encontro do indivíduo com ele próprio na busca do saber.

 

A agitação e ruídos da vida moderna mantém a mente alerta permanentemente, seja pelo barulho do trânsito que impede uma noite de sono tranqüila ou mesmo pelas exigências, nem sempre sensatas, das famílias, dos colegas e com freqüência de muitos executivos que trabalham sem planejamento, fazendo exigências diárias que transtornam a vida dos colaboradores, gerando estresse tão nocivo a saúde.

O ser humano vive com pressa esquecendo que a cooperação é mais importante do que a competição, que impede bons relacionamentos, que levariam a conquistar amizades, que fazem tanto bem a quem consegue ter amigos verdadeiros.

A agitação das pessoas é percebida até mesmo nos encontros sociais, onde todos querem falar ao mesmo tempo, ou interrompem uma assunto com outro diferente, demonstrando uma ansiedade, que já é sinal de que algo não vai bem.

As conversas tranqüilas, entre pessoas, falando de suas histórias de vida também sofrem a pressão da vida agitada que toma conta de todos. São poucos os que tem a paciência e a capacidade de ouvir, pois todos desejam falar e colocar pra fora suas angústias, numa competição evidente de que o seu problema é maior do que o do outro.

O resultados de tudo isso aparece nos consultórios médicos, sempre lotados com pessoas, que se agridem, sem querer e saber, repassando para o corpo problemas que com freqüência são emocionais, causados pela intranqüilidade proporcionada pela falta de dinheiro, pelos problemas familiares e profissionais e muitos pela incompatibilidade com chefias despreparadas e parciais, que desconsideram uns e privilegiam outros, sem nenhum respeito ao seres humanos.

É preciso parar e refletir sobre o tipo de vida ideal e não este que vigora. É preciso ter um tempo especial para pensar, para ler, para ouvir musica, para um papo agradável com amigos, para dar e receber carinho através de um abraço fraterno, que proporcione paz, harmonia e bem querer.

Inclua na sua vida diária a leitura. Tenha sempre um livro por perto. Desligue a televisão e não assista programas que apresentam violência, principalmente a noite, pois isto impede um bom sono.

Crie o hábito de ler ou ouvir uma boa música a noite. Acesse a internet e encontre o artigo que lhe agradar. Lendo um artigo por dia antes de deitar, além de ter um sono de qualidade, sua cultura será ampliada e sua argumentação será enriquecida. Não esqueça que a única coisa que diferencia um ser humano de outro é o conhecimento.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.