05
Ago 13
Viver e Saber

 

Um plano de ação faz parte do planejamento de qualquer empresa, que deseja trabalhar de forma organizada, utilizando os recursos disponíveis, tanto financeiros como humanos para atingir o mercado.

Planejar faz parte das funções gerenciais, indispensáveis para determinar os caminhos a serem seguidos, orientando, desde a alta direção até as demais áreas da empresa. Planejar é focar no objetivo traçado evitando desperdício de tempo e recursos.

Para lembrar as funções gerenciais são:

 

1 – Planejar

2 – Coordenar

3 - Dirigir

4 - Controlar.

Na função gerencial planejar, observe o que segue:

1. Faça uma análise da situação. Verifique o que já foi feito. Elimine o que não trouxe resultados e refaça o que foi positivo em bases atuais.

2. Fixe o objetivo a ser atingido. O objetivo sempre começa com o verbo no infinitivo.Ex. Crescer 10% ....em um ano. O objetivo deve orientar a empresa no sentido de atingir o que foi planejado.

3. Elabore um plano de ação que leve a atingir os resultados planejados. No plano de ação devem ser descritos todas as ações que serão feitas pelas equipes de trabalho, respondendo as perguntas: o que fazer, quem vai fazer, como fazer e em quanto tempo fazer.

4. Cabe ao gerente coordenar as ações estabelecidas, orientando e acompanhando a execução do que foi planejado.

5. Crie controles para medir resultados. O controle fornecerá dados para o gerente acompanhar e verificar se o que foi planejado está acontecendo, corrigindo rotas futuras.Ir para: Planejamento é indispensável para qualquer empresa.

Para elaborar um bom plano de ação é necessário envolver todas as áreas e pessoas que atuam nos diferentes setores, ouvindo o que eles tem a contribuir,convocando-os a participarem da elaboração e ao mesmo tempo obtendo o comprometimento para a execução do mesmo.

Os resultados acontecerão, na medida em que houver envolvimento de todos que atuam na empresa. O líder é aquele que permite e estimula suas equipes a pensar e contribuir com idéias que possam trazer melhores resultados.

O ser humano tem necessidade de se sentir participante de qualquer processo para atuar bem e se auto motivar. O gerente prepotente, autoritário e centralizador, além de não motivar gera custos para as empresas, pois os resultados que consegue, dificilmente são os esperados.

Trabalhe inovando, interagindo com os colaboradores, planejando suas ações evitando desperdício de tempo, liderando pelo exemplo e capacidade de se relacionar com todos e ao mesmo tempo, seguro de que obterá os resultados planejados, indispensáveis para o crescimento da empresa.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.