25
Jul 13
Viver e Saber

 

O café da manhã é a primeira refeição do dia e deve ser feita, tomando os cuidados para ingerir os alimentos corretos, que revigoram o organismo, após várias horas de sono.

A correria do dia faz com que muitas pessoas, para não se atrasar para o trabalho ou para ir para a escola ou por não sentirem fome pela manhã, saiam de casa sem fazer a refeição mais importante do dia. A consequência é sentirem uma sensação de fraqueza, desânimo ou mesmo sonolência nas horas seguintes.

Os pais precisam ficar atentos estimulando os filhos a tomarem o café da manhã, aproveitando o momento para conversas agradáveis e motivadoras para começar o dia. Os benefícios são vários conforme segue:

 

1 – Repõe a energia despendida durante o sono.

2 – Melhora o desempenho intelectual

3 – Melhora a resistência para realizar tarefas ou exercícios físicos.

4 – Contribui para um bem estar geral do organismo.

5 – Facilita o aprendizado na sala de aula.

Para os adultos os benefícios também são enormes. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos “ um café da manhã nutritivo ajuda a diminuir até os riscos de infarto”.

Segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo ingerir uma porção de fibras, como aveia e linhaça, todos os dias faz bem, na medida em que previnem a obesidade e a diabetes e consequentemente as doenças cardiovasculares. Também tem efeito anti-oxidante evitando o envelhecimento das artérias, podendo reduzir os níveis de colesterol, causador de problemas cardíacos.

Há um consenso entre especialistas de que um bom café da manhã deve ter proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Também recomendam a substituição do tradicional pão Francês pelo pão integral, o queijo amarelo pelo queijo branco, o leite integral pelo desnatado para adultos, sucos coloridos e frutas.

Ingerir alimentos que ajudam a ter uma melhor saúde é uma recomendação importante para todas as famílias. Infelizmente num País, onde há tanta miséria milhões de pessoas não podem pensar nisso, pois se alimentam com o pouco que tem.

É triste pensar que estas boas recomendações só poderão ser seguidas pelas pessoas que conseguem ter salários, que lhes permitam adquirir produtos que são caros, impensáveis de serem consumidos pelas classes menos favorecidas.

A visita do Papa Francisco ao Brasil tem mostrado um lado humano, humilde que tem encantado os brasileiros. O Papa pede pelos pobres e mostra que todos são irmãos em Cristo. Prega solidariedade e compaixão, atitudes que deram lugar a competição, ao egoísmo e a arrogância de poucos sobre muitos.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.