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Jul 13
Viver e Saber

 

A elaboração de um plano de negócio é fundamental para estabelecer o caminho a seguir, na criação de uma empresa, visando atingir o objetivo fixado, através de ações programadas, com recursos financeiros que garantam a implantação e o sucesso do empreendimento.

Não adianta ter uma idéia e partir para a constituição de uma empresa, sem antes pesquisar o mercado em que vai atuar, com suas variantes, que se não forem bem analisadas podem impedir que a idéia inicial se concretize.

Por isso é importante investir numa consultoria especializada, que possa elaborar o plano de negócio, examinando todas as possibilidades de mercado e também identificando o potencial de recursos financeiros que impulsionem o negócio.

 

O plano de negócios só deve ser elaborado pelo dono ou pelos sócios se os mesmos tiverem conhecimento e experiência, que garantam a construção de um plano de negócios, realista, completo e que vislumbre um futuro de sucesso. Deve especificar em detalhes tudo o que é preciso para atingir o objetivo fixado, levando em consideração todas as variáveis, com destaque para os recursos que serão investidos.

Antes de iniciar o trabalho identifique os pontos que precisará esclarecer, entre os sócios para definir o que será colocado no plano de negócio, conforme segue:

1 – O que é o negócio. Fixar objetivo.

2 – Quais os principais produtos e serviços.

3 - Clientes em potencial.

4 – Empresa, sua localização, sócios e estrutura organizacional.

5 - Capital a ser investido.

6 – Descrição detalhada no plano financeiro.

7 – Projeto comercial com metas a serem atingidas.

8 – Equipe comercial.

Veja a seguir os passos a serem dados para elaborar um plano de negócios:

1 – Analise o mercado. Faça pesquisa identificando a concorrência, os segmentos de mercado que deseja atingir e quais os produtos ou serviços que desejam, determinando, ainda como conquistar clientes.

2 – Situe a empresa, sua história, suas características, parcerias, sua atuação no mercado, situação legal, imóveis e demais bens se houver.

3 – Apresente os produtos e serviços que oferecerá aos clientes, salientando os benefícios que proporcionará, bem como as características que fazem com que tenha a qualidade necessária para competir no mercado. Garanta o suprimento dos produtos identificando a parceria com fornecedores, que garantirá estoques mínimos, entrega rápida e demais estratégias que garantam a tranqüilidade dos clientes. Para serviços garanta bom atendimento com qualidade e informe sobre novos lançamentos previstos para o futuro.

4 – Apresente o Plano de Marketing ou Marketing digital que mostre o quanto a empresa quer ganhar mercado com produtos e serviços de qualidade. Apresente dados de pesquisa mostrando o quanto a empresa buscou responder as questões levantadas e como trabalhará para conquistar o mercado.

5 – Implementação. Apresente a estratégia aprovada pelo gestores, com suas responsabilidades, com as metas que pretende atingir e os prazos em que isso acontecerá. Inclua uma apresentação sobre a previsão de vendas mensais e como Irão atingi-las.

6 – Recursos humanos que formam a equipe, com sua qualificação, experiência de mercado, comprometimento com os objetivos fixados e conhecimento específico no projeto que será lançado.

7 – Descreva em detalhes o plano financeiro, projetando receitas e despesas, análise do ponto de equilíbrio, fluxo de caixa e valores a serem investidos. Só elabore o plano financeiro quando os planos de marketing, administrativo e organizacional estiverem prontos. Esta é uma parte importante do plano de negócios, pois deve prever com clareza, valores de investimento, manutenção e capacidade para garantir o negócio.

8 – Resumo do plano de negócio.

O resumo é feito quando todo o plano já estiver pronto. Deve ter no máximo duas páginas, sintetizando tudo o que está apresentado no plano. Este sumário deve ser atrativo para que desperte o interesse em conhecer os detalhes do plano de negócio. Deve vir na abertura introduzindo o assunto que está descrito nas páginas seguintes.

Um plano de negócios, bem elaborado, evita o fechamento de empresas( 27% no primeiro ano de existência segundo o SEBRAE, que poderiam contribuir para o crescimento econômico do País, que ocupa o primeiro lugar em empreendedorismo no mundo, uma vez que micro e pequenas empresas são responsáveis por 97% das empresas brasileiras.

 

 

 

 

 

 

 

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