08
Jul 13
Viver e Saber

 

É impressionante ver inúmeras empresas, que ainda vivem no passado, no tempo em que um cliente era apenas mais um, porque quem realmente era importante eram os donos e os órgãos dirigentes.

O mundo corporativo das grandes empresas, que priorizaram o cliente e com ele toda uma moderna tecnologia para satisfazê-lo, atendendo-o da melhor maneira possível, inverteu o processo, determinando que a prioridade absoluta é a qualidade do atendimento. Estas empresas são as que dominam o mundo, pois entenderam que é preciso atender bem a todos.

 

Fidelizar clientes passou a ser o objetivo maior, pois empresários inteligentes se aperceberam que é muito difícil conquistar, para depois se dar ao luxo de perder, por falta de profissionais qualificados.

O que surpreende ver é que o atendimento, ainda é relegado a segundo plano, quando deveria ter a melhor das atenções por parte dos dirigentes, pois é ali que o cliente percebe se a empresa trabalha com qualidade ou não.

É comum pessoas procurarem ser atendidas em empresas, que simplesmente se negam a ouvir o que eles estão oferecendo, com desculpas infantis, que qualquer um percebe que não desejam atender. Se negam a receber. Como sabem que o assunto não interessa se não se dispõe a ouvir?

É arrogância, falta de controle interno e principalmente falta determinação de diretoria para que atendam bem a todos que procurarem a empresa, a instituição, a organização, seja lá o que for. É falta de profissionalismo.

Toda a empresa deve ter uma Assessoria de comunicação social, com profissionais habilitados para receber todos que desejarem se comunicar com a empresa. Aquele que não é recebido e percebe as desculpas, jamais esquecerá e formará uma imagem negativa, que fará questão de contar a seus familiares e amigos. E como fica a imagem da empresa?

É preciso repensar atitudes tomadas por pessoas que não se deram conta de que o mundo mudou. Os clientes são importantes e os funcionários precisam ser treinados para receber bem e atender com alta consideração, pois sem os clientes não terá empresa.

Os funcionários que atendem mal precisam repensar suas atitudes, pois batalharam para conseguir um emprego, porque precisavam e queriam estar seguros para viver com tranqüilidade. Por que agora tratam mal aqueles que são responsáveis pelo trabalho que conseguiram?

Grandes empresas fecharam as portas por que não evoluíram. Sentiam-se seguras e combatiam toda a evolução e modernidade. Hoje não existem mais. As mudanças são importantes e necessárias, pois só assim há evolução. As empresas precisam orientar os funcionários no sentido de que priorizem o bom atendimento, pois só assim conquistarão os clientes e a sociedade em que estiverem inseridas.

 

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