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Jul 13
Viver e Saber

 

Dr.Fernando Antônio Lucchese compartilhou a foto de Heart Team do Hospital São Francisco.

Tomo a liberdade de publicar no site o texto abaixo, de grande importância para a saúde, compartilhado no Facebook pelo ilustre amigo Dr.Lucchese.

Ter um sono tranquilo é essencial para manter a saúde em dia. Veja algumas dicas que podem acrescentar mais qualidade às suas horas de repouso e, como consequência, à sua vida:

 

1. Durma sempre no mesmo horário, todos os dias.

2. Mantenha-se no peso adequado. O sobrepeso aumenta as chances de ronco e apneia (falta de respiração durante o sono).

3. Evite alimentos como café, guaraná, energéticos, alguns refrigerantes e chás mate, preto e verde. Eles possuem cafeína, estimulante que pode provocar insônia.

4. Cuidado com medicamentos que contenham cafeína: eles também poderão tirar o seu sono.

5. Consuma chás de ervas que ajudam a relaxar, mas evite ingerir a bebida muito quente.

6. Diminua a ingestão de líquidos antes de dormir e reduza as chances de precisar levantar para ir ao banheiro.

7. Evite cigarro e álcool. O álcool pode agravar casos de ronco e apneia, já que provoca o relaxamento dos músculos da traqueia.

8. Prefira comidas leves antes de dormir por facilitarem a digestão. Evite comidas gordurosas, como frituras, e o consumo de grandes quantidades de alimentos.

9. Prefira se exercitar durante o dia.

10. Caso o sono não apareça, levante-se e tente fazer alguma outra atividade relaxante. Não recorra à televisão ou a aparelhos eletrônicos: a claridade e o barulho podem prejudicar a qualidade do sono.

11. Se estiver preocupado com algo, escreva num papel. O intuito é relaxar e deixar os problemas para depois.

12. Mantenha o seu colchão, travesseiro e a roupa de cama em boas condições para que o momento do sono seja de pleno relaxamento.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

 

 

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