01
Jul 13
Viver e Saber

 

Não é fácil responder a esta pergunta, porque dificilmente alguém se conhece, suficientemente bem, para saber como reagirá diante das dificuldades que a vida apresenta.

As soluções e o aprendizado surgem nos momentos críticos, quando o ser humano se vê diante de problemas. É neste momento que, adotando uma postura pró ativa, surgirão novos caminhos. A capacidade do indivíduo em afastar os medos que tomam conta e imobilizam, fará diferença na escolha do novo caminho a ser seguido.

 

O medo é instintivo e surge sempre como uma defesa, visando proteger a integridade física e mental dos indivíduos. O que não deve ser permitido é que ele tome conta, criando um temor exagerado, que impede a ação, levando as pessoas a ter ansiedade, necessitando de ajuda médica especializada, em função dos transtornos que acarreta.

A qualidade de vida depende de como cada um lida com os momentos difíceis que acontecem para todos. Uma crise pessoal, seja por problemas de saúde, de trabalho ou de relações pessoais, não deixa de ser uma oportunidade ou um desafio para aprender e melhorar.

É difícil superar uma crise, mas todos que já enfrentaram esta situação sabem que, encontrando soluções, a vida se torna prazerosa novamente, a ponto de fazer com que a pessoa não queira mais lembrar do que passou, mesmo que a lembrança fique impressa na mente.

Alguns momentos difíceis que acontecem com freqüência:

1 – Morte de um familiar.

2 – Perda de emprego.

3 – Decepções amorosas.

4 – Doenças graves.

5 – Dificuldades financeiras.

Em cada um destes fatos a reação de quem sofre ou de quem está envolvido é uma incógnita. Tudo depende de como a pessoa vai lidar com esta nova situação, que pode ser um caminho para mudanças ou um fator de desequilíbrio emocional com sérios prejuízos pessoais.

Em geral as decisões são tomadas por impulso ou por hábito, porque deixam a emoção tomar conta prejudicando a melhor solução. A mente tumultuada por fortes emoções não é boa conselheira.

Sempre que surgir uma grande dificuldade em sua vida responda as perguntas a seguir:

1 – Posso resolver?

2 – Posso suportar sem prejuízo da minha saúde?

3 – Devo fugir deste problema?

4 – Quem pode me aconselhar que já passou por problema semelhante?

5 – Como encontrar a solução por mim mesmo?

Por outro lado não se culpe, mesmo que o problema tenha surgido por uma decisão sua, porque isto intranqüiliza sua mente, fazendo com que o medo e a ansiedade tomem conta de você.

É comum nestas horas, a pessoa se perguntar o que está errado com ela, buscando se alimentar de culpas, que a impedem de encontrar soluções. A vida é difícil sim e muitos passam por momentos difíceis, precisando usar de sabedoria para encontrar saídas que lhe permitam continuar sua trajetória.

O importante na vida é aprender a transformar, fracassos, frustrações, e derrotas em mudanças e novas oportunidades, que o levem a identificar um novo caminho. Para todo o problema sempre existe uma solução, desde que você não deixe o medo dominar.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
Desemprego
0
estou passando por momentos atribulados em minha vida.
está sendo muito difícil, mas com coragem e determinação vou passar por isso. a dificuldade nos torna fortes. basta ter discernimento para prosseguir.
Guilherme Machado , junho 01, 2015

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.