17
Jun 13
Viver e Saber

 

Você sabe que existe Lei que determina PRIORIDADE PARA ATENDIMENTO DE IDOSOS, em postos de saúde, emergências e hospitais em todos os estados brasileiros, em instituições públicas, bancárias e demais serviços?

Quem pode responder a seguintes perguntas:

1 - Se a Lei existe porque não é cumprida, principalmente nas emergências médicas e hospitalares?

2 - Quem já passou por momentos de muita preocupação, indo de hospital em hospital para garantir atendimento a um familiar principalmente idoso e foi desconsiderado, mesmo clamando por um atendimento ou hospitalização?

3 – Quem já perdeu um familiar por falta de atendimento e hospitalização?

4 – Quem já ficou horas a fio esperando um atendimento, sofrendo com dores, sentado em uma cadeira ou numa maca em sala de espera e corredor de hospital?

Muitas pessoas já passaram por isso.

 

Não dá mais para ver cenas degradantes de idosos mendigando atendimento em postos de saúde, emergências e nos internamentos hospitalares. Quando a fragilidade é grande são os filhos ou amigos que, desesperados imploram por atenção e uma oportunidade de atendimento ou internamento, porque não dispõe de recursos financeiros para ter um plano de saúde que garanta a tranqüilidade.

É inconcebível que num país onde os idosos, já aposentados, ganhando salários muito abaixo do que ganhavam quando em atividade, diferentemente dos funcionários públicos que se aposentam com os valores integrais que recebiam, tenham que despender, quase a totalidade do que ganham pagando um plano de saúde, porque não podem contar com atendimento público de qualidade na hora em que mais precisam.

Em geral no Brasil, aposentados com idades acima de sessenta anos não conseguem ter tranqüilidade para viver os últimos anos de suas vidas, porque passam a ter uma vida miserável, tendo que pagar um plano de saúde, que é mais caro na terceira idade, consumindo quase a totalidade da aposentadoria que ganham, incluindo os remédios.

Como utilizam mais os serviços médicos e hospitalares, pagam mais caro, exatamente quando deveria ser mais barato em função do que ganham ou como prêmio por terem contribuído com impostos, a vida toda, para ter atendimento público de qualidade. Mas não é isso que acontece.

Como isto é possível num País, que encontra recursos financeiros para investir bilhões de reais em estádios de futebol e não constrói hospitais suficientes para atender com qualidade seus habitantes, pessoas que geraram as riquezas, que fazem o Brasil se desenvolver?

Se existe recursos financeiros para isso, porque não subsidiam os planos de saúde particulares para pessoas acima de 60 anos, garantindo a sua tranqüilidade para viver seus últimos anos, com alguma qualidade de vida?

Na verdade os idosos estão sendo punidos porque envelheceram e ficaram doentes. A sociedade, de uma maneira geral, trata muito mal, as pessoas que atingem idades avançadas, como se eles fossem inúteis, que não servem para nada.

Esquecem que muitos chegarão lá e sentirão o que isso significa. Uma sociedade que não respeita e valoriza os seus idosos, jamais poderá dizer que é desenvolvida, porque desrespeitar ou tratar mal aqueles que já viveram é ignorância, característica de pessoas que não evoluíram.

Pessoas de todas as idades são importantes para um País, mas os idosos são os esteios de uma família e de uma sociedade evoluída. É preciso honrar e festejar a presença deles nas famílias e não humilhá-los, simplesmente porque envelheceram e não tem mais a vitalidade da juventude.

Se falta juventude, sobra conhecimento e experiência de vida e isto nenhum jovem deveria ignorar. A perda de valores morais, que norteiam a vida, provoca competição desenfreada, falta de respeito, não só com idosos mas também entre pessoas de diferentes idades, violência que amedronta as pessoas de bem e descaso com a saúde e a educação, indispensáveis para ter qualidade de vida.

É preciso exigir o que é direito do cidadão. Existe Lei que garante e protege os idosos. Por que ter que recorrer a justiça para ter aquilo que é direito estabelecido em Lei? Isto precisa ser respondido.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
Idoso no Brasil é lixo sem dinheiro!!
0
Os convênios médicos nem querem adesão de idosos. Porque o governo não subsidia os convênios para pessoas acima de 59 anos ao invés de puni-los com uma multa tão cara que é o valor de qualquer convênio médico para esta faixa de idade? Tudo acontece com o aval dele, estão simplesmente lavando as mãos.
Sonia Tavola , agosto 28, 2014

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.