13
Jun 13
Viver e Saber

 

Atingir metas em vendas é o grande desafio dos diretores e gerentes comerciais, que precisam de conhecimento, experiência, liderança para identificar o potencial de cada vendedor, capacidade para treinar, orientar, cobrar e principalmente obter o comprometimento da equipe na busca de resultados.

Identificar o perfil correto na contratação de profissionais é fundamental, uma vez que não basta querer vender é preciso ter iniciativa, conhecimento do produto que vai vender, capacidade de argumentar, habilidade para conquistar pessoas e principalmente contagiar, com seu entusiasmo, os clientes.

Diretores e gerentes comerciais, em geral preocupados em atingir as metas mensais, uma vez que, para muitos, a permanência no cargo depende disso, trabalham preocupados, criando um ambiente tenso, pois precisam justificar à alta direção, porque não estão conseguindo trazer os resultados esperados.

 

Esquecem que o ser humano não produz quando está sendo pressionado, pois todo seu sistema está alterado impedindo-o de agir com espontaneidade, com simpatia e com alegria, atitudes que contagia os clientes.

Exigir resultados é importante porque a empresa depende deles para os investimentos, os pagamentos e o seu crescimento no mercado, mas para isso não precisa criar um clima de terror, onde muitos deixam claro que se as metas não forem atingidas os profissionais serão demitidos.

Quem consegue produzir diante de tais ameaças?

Ninguém, porque os profissionais são seres humanos, com sensibilidade, responsabilidades, que precisam do trabalho para poder cumprir com os compromissos assumidos, ficando desestabilizados diante de ameaças descabidas, que os impedirão de buscar os resultados esperados.

Nestes casos quem deveria ser demitido é o diretor ou gerente que não tem liderança e muito menos habilidade para conduzir uma equipe de vendas, dentro dos padrões de profissionalismo, equilíbrio emocional e capacidade de defender metas justas que possam ser conquistadas, de acordo com a imagem que a empresa tem no mercado.

De que adianta exagerar na cobrança de resultados, se as metas foram mal dimensionadas?

Só Deus pode fazer milagres. Os profissionais precisam ser devidamente treinados, orientados e motivados, além de se sentirem a vontade num ambiente tranqüilo para conseguir atingir as metas estabelecidas.

Não se iludam pensando que pressão conquista vendas. O que faz um vendedor ser produtivo é se sentir participante, prestigiado, importante para a empresa e tranqüilo com relação a sua permanência na empresa, porque isso garante a sua tranqüilidade familiar.

O bom gerente, proporcionando estas condições, poderá obter o comprometimento do vendedor, que tomará a decisão pessoal de atingir a meta estabelecida. Quando isto acontece é certo que este cumprirá a sua parte.

Por isso é importante substituir as cobranças excessivas, as exigências, muitas vezes grosseiras e com ameaças, por habilidade em conquistar a confiança do vendedor ou mesmo de algum gerente. Para isso eles precisam estar seguros e tranqüilos com relação a sua posição na empresa e a satisfação de sua família.

A consultoria Viver e Saber atua no mercado nas áreas de atendimento, comunicação,formação profissional e vendas. Faça contato pelo e-mail: atendimento@viveresaber.com.br ou pelo fone 51-99 55 32 21 e agende um contato. Melhores resultados serão atingidos através da orientação experiente e segura dos consultores qualificados.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.