12
Jun 13
Viver e Saber

 

A palavra TAG em Inglês quer dizer etiqueta. Utilizada na WEB visa ordenar, classificar, organizar informações, através de palavras chave, dentro de uma hierarquia de informações que permite relacionar significados semelhantes.

Estas palavras chaves são conhecidas como Tags ou metadados, cuja finalidade é classificar e organizar arquivos, páginas e conteúdos, visando encontrar, com facilidade, aquilo que o usuário deseja.

O termo é novo para muitas pessoas, mas o significado é antigo, uma vez que significa classificar, ordenar, o que sempre foi utilizado em livrarias, bibliotecas,casa de som, enciclopédias e tantos outros.

 

Como a Internet conecta pessoas do mundo todo, que buscam diferentes informações e conteúdos em sites, blogs, fotos, links, mensagens em redes sociais ou mesmo em sistemas de busca como no Google, precisam estar ordenadas de tal forma que agilize a busca, informando o que o usuário deseja.

As tags relacionam textos na internet, levando o leitor a outros conteúdos semelhantes sem a necessidade de fazer novas buscas, fazendo com que todos os textos relacionados a esta TAG sejam encontrados rapidamente.

Existem ainda as nuvens de tags, que são listas hierarquizadas visualmente, que apresentam os itens de conteúdos de um website, onde cada tag serve como um link das postagens e artigos que a utilizam.

Outra forma para utilização das tags é na organização de fotos e programas para download. É mais difícil mas possível através de alguns serviços como: Flickr, fotolog para imagens e o Baixaki para programas, que permitem relacionar palavras chave a esses arquivos.Neste caso servem como etiquetas contribuindo para encontrar outras fotos e arquivos com a mesma palavra.

Nas postagens no Twitter também é possível colocar tags, que servirão como atalhos de busca, visando encontrar twits, necessitando colocar o sinal inglês #, que significa hash na frente, muito usados para ajudar a encontrar outros termos relacionados.

O Google utiliza muito as Tags, que auxiliam os sistemas de busca a organizar o conteúdo do site de acordo com temas semelhantes, economizando tempo e capacidade de processamento na busca, focando nas palavras chave.

As Tags tem a vantagens de facilitar a classificação das informações, favorecendo os usuários a encontrar páginas semelhantes, mas também a desvantagem de levar a mais conteúdos relacionados, através de uma palavra com diferentes sentidos.

De qualquer forma as tags fazem parte da Internet e da WEB, fazendo parte do dia a dia, de milhões de usuários da rede, que precisam entender o que significa, razão deste artigo.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.