02
Jun 13
Viver e Saber

 

A importância das emoções, na vida de qualquer pessoa, é fundamental para sentir, aprender e recordar tudo o que acontece no transcorrer da vida. Sentimentos positivos como amor, a gentileza, a atenção para com os semelhantes, são produtos da consciência.

A raiva, bem como todos os sentimentos negativos são frutos da inconsciência, estado em que o ser humano deixa de ser racional para atingir estágios, inimagináveis, como atacar , ferir e matar dependendo da proporção que ela toma.

O que acontece no trânsito, a toda hora, com pessoas, explodindo de raiva diante de qualquer situação, mesmo por pequenas coisas, mostra o quanto este sentimento pode alterar pessoas, que em situações normais, jamais teriam aquela atitude.

 

A raiva altera os mecanismos do cérebro criando situações de estresse que impede a pessoa de racionar corretamente. Por essa razão é aconselhável não tomar nenhuma decisão, ou mesmo tentar resolver uma situação enquanto estiver dominado por este sentimento.

Mesmo nas relações pessoais, entre casais, entre pais e filhos e entre amigos é recomendável se afastar quando o estado de consciência estiver alterado, porque as conseqüências, podem ser desastrosas, caso decisões sejam tomadas.

A raiva altera totalmente o estado emocional de uma pessoa, além de causar problemas de saúde para quem tem problemas cardíacos, pressão alta ou qualquer distúrbio emocional.

Desavenças, entre visinhos, muitas delas por pequenas coisas, poderiam ser resolvidas com bom senso e diálogo,evitando problemas graves, que levam a morte, como aconteceu, recentemente em São Paulo, quando um vizinho, num momento de raiva extrema matou um casal e se matou, por um problema de som alto.

O equilíbrio emocional existe quando o indivíduo tem consciência de tudo o que faz, podendo decidir com lucidez . No estado de consciência e principalmente de autoconsciência é possível, refletir, medir as conseqüências e fazer o que é certo e que não irá prejudicar ninguém.

Aprender a se conhecer, identificando tudo o que causa irritação ou raiva é fundamental para evitar situações de estresse, que podem prejudicar, não só a sua vida, mas também de todos os familiares.

Para viver bem, sem estresse e sem raiva é preciso ter consciência, de que na vida o amor é o único caminho que leva ao entendimento. Respeitar a todos, dialogar sem impor, ouvir e aceitar, bem como saber perdoar geram qualidade de vida, indispensável para ter saúde e bem estar.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.