01
Jun 13
Viver e Saber

 

Os peixes são reconhecidos no mundo todo, como alimentos essenciais para saúde, como fonte de proteína, nutrientes e vitaminas. Em geral são carnes magras, de fácil digestão, de sabor agradável, se adaptando a diversas maneiras de preparo, todas muito saborosas.

Quando se fala em peixe, duas espécies o Atum e o Salmão, são hoje, reconhecidas como de grande valor nutricional, especialmente por conterem gorduras benéficas para a saúde, através do ômega-3, denominado de gordura de boa qualidade.

O Atum ou Tunnus, é um peixe encontrado em regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Possui um sistema vascular especializado em trocas de calor, o que lhe permite elevar a temperatura do corpo acima da temperatura da água onde nada. É chamado de endotérmico.

 

O Atum é considerado um grande nadador, migrando ao longo de um oceano, podendo nadar até 170 kilometros num dia, nadando em cardumes constituídos de peixes da mesma idade.

Grande parte da população conhece o Atum que é vendido em lata nos supermercados, que se presta para fazer pastas, usar em saladas ou mesmo em tortas.

Mas existe o filé de Atum, vendido em casas especializadas, de sabor agradável para quem gosta de peixe, constituído por uma carne firme, diferente dos demais peixes, com cor avermelhada escura, que permite ser feito de diversas maneiras.

Segundo especialistas, cozido ou assado em altas temperaturas, perde algumas de suas propriedades, por isso existe a opção de ser utilizado crú, com molhos especiais. Para aqueles que não gostam de ingerir alimentos ou peixes crus, oferecemos no final deste artigo uma receita saudável feita no forno.

Benefícios para a saúde, oferecendo proteção contra:

1 – Doenças cardiovasculares.

2 - Mal de Alzheimer.

3 – Depressão.

4 – Reduz nível de triglicerídeos.

5 - Obesidade

6 – Inflamações.

7 - Elimina toxinas.

8 – Proteção de cancros

9 – Reduz o risco de leucemia.

Possui generosas quantidades de nutrientes como: Triptofanos, Selênio, Proteínas, Vitaminas B1, B3, B6, Fósforo, Potássio, Magnésio e ácidos gordos ômega-3 indispensável para uma boa saúde.

Por todas as propriedades que possui é um alimento que pode ser consumido, por todos. Quando conversar com seu médico verifique se ele recomenda, para o seu caso, o consumo deste peixe. A receita abaixo é muito simples de fazer, com poucos ingredientes e muito saudável.

Receita de ATUM ao molho de ervas.

Ingredientes:

1 kg. de filé de Atum natural.

1 limão – De preferência o siciliano.

Ervas finas

Azeite de oliva

Papel alumínio

1 - Coloque o filé de atum numa bacia e esprema o limão por cima, por dez minutos. Após coloque o filé em baixo da torneira, rapidamente, para retirar um pouco do excesso de limão.

2 – Corte o papel alumínio, que possa forrar todo o peixe , por baixo e por cima,do tamanho de uma forma. Coloque o filé por cima.Coloque. Num potinho, misture; azeite de oliva, sal e as ervas finas. Despeje esta mistura sobre o peixe., espalhando por todos os lados. Cubra com o papel alumínio. Leve ao forno, por aproximadamente 30 a 40 minutos, dependendo se deseja menos ou mais cozido.

3 – Sirva com uma salada e um purê de batatas ou de aipim e um vinho de sua preferência.

Bom apetite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.