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Mai 13
Viver e Saber

 

Tem valor inestimável, dependendo da situação em que uma pessoa se encontra no momento em que é atendida, principalmente quando está angustiada, em função de um problema que precisa ser resolvido, junto as empresas ou órgãos públicos ou numa situação de emergência na área de saúde.

Possivelmente, os leitores já viveram momentos de preocupação, quando buscam resolver situações delicadas e encontram pessoas agradáveis, prestativas, com capacidade para entender, amenizando a aflição do cliente com um sorriso, passando tranqüilidade e certeza na solução do problema.

O retorno é imediato, quando isto acontece, porque a capacidade de entender usando um sorriso, que demonstre a alegria em atender e encontrar a solução para o que foi apresentado, é recompensado pela gratidão que é demonstrada, também com um sorriso e votos positivos para o bem da pessoa que atende.

 

O contrário acontece com muita freqüência, em função do despreparo de quem atende, que demonstra que não tem habilidade para atender pessoas. A incapacidade de olhar e sorrir, tranqüilizando o cliente, revela a insatisfação de fazer o que se propôs

Freqüentemente, isto acontece, com aqueles que não estão bem consigo mesmos, levando para o ambiente de trabalho suas frustrações e incapacidade para ajudar a quem precisa, esquecendo que lutaram muito para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, que deveria ser feito com dedicação e alegria.

Cabe as organizações perceberem que precisam selecionar corretamente as pessoas que farão atendimento, porque esta é uma área vital para a criação ou manutenção da imagem, tão importante para conquistar pessoas.

Em geral o atendimento no Brasil é muito ruim. Muitas empresas, que ainda não priorizaram a excelência no atendimento, esquecem que seus esforços para lançar produtos no mercado ou prestar serviços, perdem em resultados, em função do mau atendimento, que é dado aos consumidores.

É comum trocar pessoas porque os resultados não estão sendo alcançados,nas empresas. Os órgãos dirigentes precisam criar uma política de atendimento, que demonstre o interesse da empresa em atender bem, para fidelizar clientes, treinando adequadamente todos os colaboradores.

Nem sempre as pessoas contratadas tem boa educação, simpatia e capacidade para atender pessoas. É preciso saber identificar esta habilidade, que está ligada a educação recebida em casa e a formação escolar.

As deficiências ou carências precisam ser supridas com treinamentos adequados e acompanhamento, permanente, para identificar quem pratica o que foi ensinado. Isto feito os resultados acontecerão.

É importante saber que um sorriso faz milagres, pois as pessoas são sensíveis a ele, sendo incapazes de responder com agressividade, quando recebem simpatia e compreensão e boa educação.

 

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