20
Mai 13
Viver e Saber

 

Criatividade da professora de matemática Jonilda Alves Ferreira da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, da cidade de Paulista na Paraíba, elimina dificuldades dos alunos em matemática, utilizando o cotidiano, que é real, para fazerem com que aprendam os conteúdos apresentados em sala de aula.

Parabéns a esta professora, e a seus colegas, que se dedicam integralmente aos alunos, demonstrando vocação total a profissão escolhida, dedicando todo o seu tempo a eles, uma vez que, além da aula em tempo normal, realizam mutirões a noite na própria escola ou mesmo atendendo em casa.

Parabéns ao Prefeito da cidade de Paulista, na Paraíba, a direção da escola, aos pais e alunos e demais professores, representados pela professora Jonilda.

 

O resultado de tanta dedicação apareceu na Olimpíada de matemática de 2012, quando alunos da escola, obtiveram 5 medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e doze menções honrosas.

O sucesso obtido é a soma da dedicação, com que ela se lançou neste projeto, a capacidade de se comunicar com os alunos e a criatividade em usar as experiências da vida diária, situando os conteúdos de acordo com a realidade dos alunos.

O mérito da professora Jonilda está no fato de querer resolver o problema dos alunos, uma vez que para tudo tem uma ou mais soluções, despertando o interesse dos mesmos, eliminando a idéia de dificuldade, que a maioria dos professores de matemática, não param para pensar, simplesmente por que entendem que cumprem o currículo escolar e com isso concluíram sua missão.

Este artigo é uma homenagem a professora e aos alunos vitoriosos, desejando que ela continua este trabalho de grande importância para o desenvolvimento do País, porque a matemática é a mãe das ciência, e sem ela nada aconteceria.

Infelizmente milhões de alunos concluem seus cursos sem saber matemática, em grande parte, pelo despreparo dos professores, não em conhecimento adquirido nos cursos que fizeram, mas sim na metodologia e na didática utilizada em sala de aula, demonstrando que estão preocupados em fazer a sua parte que é repassar conteúdos, exigidos pelos currículos escolares, mas sem se preocupar com a eficácia dos aprendizado dos alunos.

O diferencial utilizado por ela foi utilizar coisas práticas como ir a feira com os alunos com um valor em dinheiro pré estabelecido, medir os ingredientes para fazer uma receita na cozinha da escola, aprendendo conceitos de proporção, indo a pizzaria recebendo conceitos de fração ao cortar a pizza em oito pedaços, medindo a escola para calcular área e Perímetro.

Inovou através do simples, porque se apercebeu, quando chegou na escola, que o desinteresse dos alunos pela matéria era total. Como exemplo de profissional e de dedicação aos alunos, entendendo a importância de seu trabalho na educação dos jovens, não ficou passiva fazendo aquilo que todos fazem e que está provado que não traz resultados.

Foi a luta e descobriu um novo caminho, usando sua criatividade e talento, para se tornar diferente, obtendo o reconhecimento público através dos resultados obtidos pelos alunos, que tiveram seus méritos, bem como a escola que acolheu ela e outros professores dedicados.

Uma cidade pequena do interior da Paraíba, com doze mil habitantes, e uma escola com vocação para o ensino, pois soube escolher seus professores, merecem o reconhecimento de todos, pois estão formando os futuros profissionais que contribuirão para o desenvolvimento do País.

É uma exemplo e uma mostra aos demais professores, que precisam inovar em sala de aula, abandonando o passado e recriando o futuro, através da interatividade com os alunos, que vivendo a época atual, não aceitam mais um professor falando sozinho em tempo integral, sem interatividade com eles.

Trazer a realidade para dentro das salas de aula é um caminho para tornar as aulas atrativas e participativas. O resultado aparece, pois o aprendizado depende da emoção e isto se consegue envolvendo os alunos com criatividade.

Abaixo palavras da professora Jonilda durante evento festivo realizado na cidade, de Paulista na Paraíba, na confraternizaçnao pelos prêmios obtidos:

A professora Jonilda disse que se dedica em tempo integral aos alunos para que eles desenvolvam seus potenciais e talentos. “Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar. Juntamente com muitos colegas que amam a profissão, luto todos os dias contra a pressão de pessoas insatisfeitas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito e a ignorância. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais dos meus alunos, a criatividade, a fé, o amor e o riso”.(Fonte: site OBMEP)”

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.