06
Mai 13
Viver e Saber

É impossível acreditar que as pessoas, ainda não sabem, que jogar lixo nas ruas, só traz problemas para o meio ambiente e para a saúde dos próprios moradores, após tantas informações e campanhas transmitidas pelos veículos de comunicação.

É mais um problema de falta de educação, de respeito as leis e principalmente arrogância de quem continua ignorando o que é recomendado, fazendo o que bem entende, contribuindo para sujar ruas e demais locais, proporcionando a proliferação de ratos, baratas e mosquitos, que transmitirão doenças a população.

Para os mal educados de plantão que, ainda, não entenderam que não se deve jogar bagana ou carteira de cigarro nas ruas, ou qualquer outro objeto, está na hora de refletir e mudar este comportamento, que além de dar um aspecto ruim para as ruas, praças e parques acaba entupindo bueiros, que causarão alagamentos, com prejuízos para muitas pessoas.

De nada adianta culpar o poder público, quando acontece as enchentes e inunda casas e ruas, causando grandes transtornos. Em muitos casos os responsáveis, são estes que, no dia a dia, não se dão ao trabalho, de recolher o lixo, ensacá-lo ecolocá-lo na lixeira, para que o serviço de coleta do lixo, leve para o destino certo.

A sociedade, como um todo vive um período de transição, onde muitas coisas estão mudando. Muitos estão em choque com comportamentos pessoais, que se alteram causando espanto, principalmente naqueles que tem mais idade e que viveram em épocas mais tranqüilas.

Todos conhecem a realidade e sabem que crianças já não são como eram antigamente. Hoje elas são muito ativas, participativas e tem voz ativa em casa, nas compras, nas escolas e no meio em que vivem.

O que não pode ser esquecido é o ensinamento, que precisa ser transmitido pelos pais, para que tenham bom comportamento e cuidados com o meio em que vivem. Mesmo as famílias mais simples precisam educar seus filhos mostrando o que é certo e o que é errado.

Mesmo não havendo as facilidades que existem, nos dias de hoje, quando o lixo é recolhido na frente das casas, as famílias antigas tinham muito cuidado, ensinando os filhos, desde muito cedo, a colocá-lo nos lugares adequados proibindo-os de jogá-lo nas ruas.

Além das crianças, ainda se vê pessoas passeando, em carros de luxo, e jogando pequenos papéis ou restos nas ruas. São pessoas de bom nível social, mas que demonstram fragilidades em termos de comportamento, ignorando que o meio ambiente precisa ser cuidado por todos.

Adquirir a consciência de que é preciso colaborar com a vida em coletividade é fundamental, para ter boa saúde e tranqüilidade para viver. Faça sua parte e não espere tudo do poder público. Colabore com a limpeza urbana e tenha o prazer de circular por ruas bonitas e limpas, que contribuem para a qualidade de vida da população.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.